Decreto publicado no Diário Oficial da União que circula nesta sexta-feira (15) obriga as autoridades brasileiras a cumprir resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que impôs sanções ao regime do ditador líbio Muammar Kadhafi.
O decreto é assinado pelo presidente da República em exercício, Michel Temer. A presidente Dilma Rousseff está na China, onde participou de umfórum empresarial nesta sexta.
A resolução contém uma lista com nomes de 16 pessoas - sete filhos de Kadhafi e líderes do regime - que deverão ser impedidas de entrar nos países que fazem parte do Conselho de Segurança. Outra lista, com nomes de cinco filhos de Kadhafi e de um comandante das Forças Armadas, trata do congelamento de recursos financeiros e econômicos que estejam nos países.
Outra sanção é o bloqueio de vendas ou transferências de armamentos ou materiais conexos para a Líbia, incluindo munições, veículos militares e fornecimento de assistência técnica e financeira e treinamento para atividades militares.
Da mesma forma, a resolução afirma que a Líbia não deverá mais exportar equipamentos militares.
As autoridades brasileiras também deverão inspecionar carregamentos vindos da Líbia se tiverem suspeita de que contêm armamentos.
A resolução decidiu ainda enviar a situação da Líbia ao Tribunal Penal Internacional.
O ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, aparece em rua de Trípoli na quinta-feira ele parece com alguns ditadores de joão câma.....
Caminhão invade creche em São Gonçalo
DO AMARANTE NATAL RN.
Motorista perdeu o controle e destruiu a frente do imóvel
A o todo, 12 crianças estavam iniciando um momento de recreação antes das aulas em uma creche às margens da BR-160, em São Gonçalo do Amarante, quando um caminhão desgovernado bateu contra a frente do prédio e de outras duas casas, por volta das 7h de ontem. No entanto, nenhuma delas se feriu. Apenas o motorista do veículo, Ozimar Batista da Silva, 30, teve um corte na cabeça e hematomas na perna. Testemunhas acreditam que algo teria quebrado culo depois que esse passou por um desnível no asfalto.A proprietária da creche e professora aposentada Rosana Souza Alves de Medeiros, 58 anos, conta que as crianças estavam em um cômodo próximo à entrada da creche, que dá para a Rua São Sebastião. Segundo ela, a parte que foi destruída pelo acidente era somente de um armarinho que ela estava montando e ainda não tinha aberto. "O prejuízo foi de máquinas, papéis e outros produtos. O importante é que está todo mundo bem".O motorista Genival Marcelino, 50 anos, estava sentando em frente de casa, com outros três amigos,quando presenciou o acidente. "Ele vinha descendo, quando passou por uma baixa na pista e deve ter quebrado o eixo de direção. Ele (o condutor do veículo) me contou que o volante não atendeu, ele perdeu o controle do caminhão e, quando viu, já estava indo para cima das casas". Na casa vizinha à creche, a primeira a ser atingida, dormia o lojista Emanuel Silva Alves de Medeiros, 21, que acordou com o estrondo do veículo atingindo o imóvel. "Achei que alguma prateleira em casa tinha caído e derrubado a parede. Mas vi, logo depois, que era o caminhão".
O condutor do veículo, Ozimar Batista, foi socorrido pelo Samu para o hospital Santa Catarina. Ele sofreu apenas escoriações leves. O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar o caminhão do local do acidente. O proprietário do veículo, Francisco Xavier de Souza, 46 anos, alega que o motorista jamais reclamou de que houvesse algum defeito no caminhão.
SAÚDE E BEM-ESTAR
Exame de sangue pode ajudar na prevenção do câncer de próstata
Análise permite identificar a quantidade de antígeno PSA, o que pode ajudar a diagnosticar uma doença prévia na próstata
No dia 8 de abril é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Para celebrar a data, a DASA realizou uma pesquisa para verificar o índice de PSA (Antígeno Prostático Específico), que pode ajudar a diagnosticar uma doença prévia na próstata. O trabalho levantou os exames de 66.056 pessoas, no Paraná, realizados pelo laboratório de janeiro a dezembro de 2010. Deste total de exames analisados, foi comprovado que o índice do PSA aumenta conforme a idade. De acordo com a pesquisa, para as pessoas com até 49 anos, a porcentagem de exames com PSA considerado acima do normal foi de 0,8%. De 50 a 59 anos o índice subiu para 2,6% e, de 60 a 69 anos, para 5,09%. Já para pacientes a partir dos 70 anos, a porcentagem chegou a 7,2%.
Selmo Minucelli, hematologista e oncologista da DASA, ressalta que, apesar de estes valores apresentarem um índice alto, considerado acima do normal, vale lembrar que nesta pesquisa foi levado em consideração única e exclusivamente o PSA, excluindo a possibilidade de outras doenças estarem associadas a estes números. “Nem todo mundo que apresentou esta porcentagem alta têm câncer de próstata. Mas é bom estar atento a estes indicativos para conseguir ter um diagnóstico mais preciso”, diz.
Segundo Minucelli, o PSA é uma substância produzida pelas células da próstata. Quando existe um aumento no número de células produtoras, como o que acontece no caso do câncer de próstata e da prostatite (inflamação da próstata), o PSA se eleva no sangue, conforme mostrado nos números acima, servindo como indicador dessas doenças. “Claro que a diferenciação dos casos benignos e malignos de câncer nem sempre é possível apenas com valores isolados de PSA, sendo necessária a correlação com informações da história e do exame clínico. Mas vale lembrar que, para prevenir a doença, todo homem deve se submeter à avaliação anual da próstata, com o toque retal e a dosagem de PSA a partir dos 45 anos de idade, independentemente da existência de sinais ou de queixas sugestivas de câncer”, ressalta.
Minucelli explica que, com o PSA, é possível detectar tumores microscópicos e que, quando este exame de sangue é combinado com o toque retal, dá aos médicos um diagnóstico de certeza quase absoluta. O médico destaca ainda que existem quatro procedimentos que possibilitam a diferenciação das lesões benignas do câncer: toque retal, dosagem de PSA no sangue, ultrassonografia de próstata e biópsia de próstata. “O uso adequado desses exames torna possível a descoberta precoce da doença”, comenta.
Câncer de próstata
A próstata é uma pequena glândula do aparelho reprodutor masculino, que envolve a uretra na saída da bexiga. Produz o sêmen, que é responsável pelo transporte e fonte de energia para os espermatozóides. De acordo com Minucelli, o câncer de próstata, em sua fase inicial, não costuma apresentar sintomas. Quando apresenta, destacam-se os sintomas consequentes ao aumento da próstata que, por envolver a uretra (que consiste no canal por onde passa a urina), costumam ser: dificuldade para iniciar a micção, urgência para urinar, jato urinário fraco, sensação de não esvaziar bem a bexiga e aumento da frequência urinária à noite. “Mas estes sintomas não são exclusivos do câncer de próstata, sendo encontrados em qualquer condição que resulte em aumento da próstata”, lembra o especialista. Em fase mais avançada, o paciente pode manifestar dores ósseas, anemia e perda de peso.
Maioridade penal: a culpa é da criança?
O leitor Frambell Carvalho foi escolhido como a Opinião Pública da semana. Participe também comentando nas matérias
O leitor Frambell Carvalho comentou a matéria “Manter, reduzir ou abolir a maioridade penal?” e foi escolhido como a Opinião Pública da semana. E você? Já deu sua opinião?
Eu seria capaz de ser a favor da redução da idade penal se a punição aos adultos fosse para todas as classes, e não tão seletiva como é. Se os pais educassem seus filhos convienentemente; se recorressem aos métodos caseiros de educação, como o castigo, fazendo-o devolver o objeto que ele disse ter ganhado; não sendo indiferentes quando os filhos cometessem um delito. Sobretudo, não fazendo apologia à violência na frente das crianças.
Se senadores, deputados e outros altos funcionários públicos não cometessem crimes de lesa patria a todo instante, e quando o fizessem fossem punidos com a cassação do mandato, a perda do emprego e a devolução do roubo em dobro, aí sim teríamos bons exemplos. Ao contrário, são julgados por seus chefes e seus pares, que na maioria das vezes são objetos de acusações ainda mais graves. Como não absolver o “companheiro” que amanhã poderá vir a julgá-lo, também, no plenário. De cada dez julgamentos no plenário do congresso, dez são absolvidos. Apesar das provas, são beneficiados por leis que eles mesmos criam, como se fossem entes acima da lei.
Para desviar a atenção da nação, porém, pensam em elefantes brancos como essa lei que só levará crianças pobres para a cadeia.
Porque não pensam na maioria das cidades brasileiras, cujos alunos do ensino fundamerntal ainda não receberam os livros didáticos deste ano e às vezes não têm merenda porque os políticos desonestos desviam os recursos da merenda. Grande parte das crianças que vivem na zona rural ou estudam, caminham dez, quinze quilômetros todo dia para ir à escola. Os prefeitos não providenciam transporte para elas.
Quando os políticos, tão criativos para cobrar boa conduta dos outros, tiverem a mesma preocupação consigo mesmos, eu apoiarei a redução da idade penal. Sem receber educação dos pais e o Estado dando estes exemplos, as crianças não podem ser culpadas.
Prefeitura terceiriza combate à dengue em Natal
Instituto de Pernambuco vai receber mais de R$ 8 milhões por três meses de contrato
"O município não tem estrutura para enfrentar uma epidemia de dengue". A admissão é do secretário municipal de Saúde, Thiago Trindade, que, sob a justificativa de fazer frente ao alarmante crescimento de casos da doença em Natal - já existem 1.652 notificações de pessoas infectadas - terceirizou o combate à infestação. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município de ontem, onde está registrado um contrato assinado pelo secretário com o Instituto de Tecnologia, Capacitação e Integração Social (ITCI), no valor de R$ 8.116.675,72, com duração de três meses.
Segundo o documento, denominado contrato de gestão, o instituto - uma "organização social" pernambucana - será responsável por "operacionalizar e executar ações e serviços de saúde constantes do Projeto Natal Contra a Dengue". No início deste mês, a Prefeitura de Natal decretou estado de emergência por 90 dias e autorizou a aplicação do Plano Emergencial de Combate à Dengue. A situação de emergência anunciada pelo município permite a contratação sem licitação.
Contrato de gestão foi assinado pelo secretário Thiago Trindade e publicado no Diário Oficial do Município de ontem.
O contrato com o ITCI, que já está em vigência, afirma que a organização social deverá trabalhar em Natal pelo período de três meses em regime de 24 horas. O instituto deverá montar um Centro de Hidratação dentro do Pronto-Atendimento da Cidade da Esperança, onde também poderá fazer obras e reparos. Além disso, colocará em atividade mais 150 agentes para ajudar no combate ao mosquito da dengue nas ruas.
No quesito de infreestrutura, segundo conta o secretário, o ITCI vai trazer e colocar em atividade 36 vans e duas ambulâncias, que transportarão os doentes da unidade de saúde ao centro de hidratação, além de implantar cinco linhas telefônicas para o disque dengue, e de dispor de um helicóptero para realizar fotos aéreas de regiões de risco epidêmico e registro informatizado do trabalho realizados pelos agentes.
O secretário diz que todos os equipamentos utilizados pela organização - com exceção dos carros - ficarão como patrimônio do município. "Prefiro assumir a responsabilidade de um contrato emergencial a um risco que a epidemia de dengue piore", afirmou Thiago Trindade.
No quesito de infreestrutura, segundo conta o secretário, o ITCI vai trazer e colocar em atividade 36 vans e duas ambulâncias, que transportarão os doentes da unidade de saúde ao centro de hidratação, além de implantar cinco linhas telefônicas para o disque dengue, e de dispor de um helicóptero para realizar fotos aéreas de regiões de risco epidêmico e registro informatizado do trabalho realizados pelos agentes.
O secretário diz que todos os equipamentos utilizados pela organização - com exceção dos carros - ficarão como patrimônio do município. "Prefiro assumir a responsabilidade de um contrato emergencial a um risco que a epidemia de dengue piore", afirmou Thiago Trindade.
Acusado de chefiar milícia preso pela Divisão de Homicídios é ex-PM
A polícia continua fechando o cerco em relação aos milicanos. Nesta quinta-feira, a Divisão de Homicidios (DH) prendeu o ex-policial militar Maurício Alves de Oliveira, de 34 anos, chefe da milícia na comunidade Eternit, em Barros Filho. Maurício teve a prisão temporária decretada, depois que a polícia suspeitou do envolvimento do ex-policial na morte de Diego Dantas do Nascimento, de 20 anos, no dia 27 de março deste ano.
Maurício foi preso em casa e, no local, a polícia apreendeu uma pistola, faca, munição e três carregadores. Expulso da corporação em 2005, respondeu ainda no mesmo ano a dois processos: um por tentativa de homicídio e outro por homicídio. O ex-policial nega o envolvimento com os assassinatos e diz que a comunidade onde vive é pequena e não possui milícia.
De acordo com o delegado-titular da DH, Felipe Ettore, a DH trabalha na linha de investigação de que Maurício tenha participado diretamente da morte de Diego, mas o motivo ainda não foi esclarecido.
- Existem fortes indícios de que Maurício participou do homicídio, já que ele é o chefe da milícia na comunidade Eternit. E a milícia geralmente age de forma brutal, exterminando os seus desafetos para impor seu poder - afirmou o delegado.
Ainda de acordo com Ettore há, pelo menos, mais dois inquéritos policiais sendo investigados com a possível participação de Mauricio nas mortes.
Homem estupra a própria filha, é espancado e preso. Crime aconteceu em São João de Meriti
TEMOS QUE NOS UNIR PRA EXTINGUIR ESSE
CANCER MUNDIAL.
ass:Don Marcello repper
Um homem foi preso, na tarde desta quinta-feira, em Vilar dos Teles, São João de Meriti, na Baixada Fluminense, por ter estuprado a própria filha, uma menina de 8 anos. Antes de ser capturado o acusado, de 38 anos, foi espancado por vizinhos. Segundo policiais da 54ª DP (Belford Roxo), para onde o suspeito foi levado, essa não é a primeira vez que ele é preso: em 1997 foi acusado de violentar duas enteadas, na época com 6 e 9 anos. Ele ficou sete anos na prisão.
De acordo com o delegado-adjunto Antônio Silvino, o estupro aconteceu na quarta-feira de tarde. O pai, que é vigia e trabalha à noite, ficou em casa com a filha, que não tinha aula naquele dia. Quando a mãe chegou em casa, a menina estava sozinha e chorando.
- Ela disse para a mãe que sua vagina estava doendo. A mãe então a levou até o banheiro porque achou que eram dificuldades para urinar e viu que a criança estava sangrando. Ela então perguntou o que houve e descobriu que o pai havia cometido o estupro - disse o delegado.
Como sabia a respeito dos outros crimes cometidos pelo marido, a mulher esperou o dia amanhecer e chamou a polícia. Desconfiado, o vigia chegou do trabalho na quinta de manhã, tomou o celular da esposa, pegou uma faca e ficou sentado ao lado do telefone fixo. Segundo o delegado Silvino, ele falava que ia matá-la caso ela o deixasse. Por volta das 14h, a mulher conseguiu sair de casa. Uma de suas cunhadas já sabia da história e havia contado para a vizinhança.
Alguns populares, ao verem que mãe e filha estavam bem, espancaram o vigia. As agressões só terminaram depois que os policiais do 21º BPM (São João de Meriti) chegaram ao local e levaram o acusado para a delegacia. Em depoimento, a menina contou que o pai já havia tentado a estuprar outras vezes, mas não havia conseguido. O vigia responderá por estupro de vulnerável novamente
Supervisor de carnaval da Portela é preso após apresentar integrante da milícia do vereador Deco na delegacia
Policiais da Corregedoria da Polícia Civil prenderam em flagrante, na noite desta quinta-feira, o supervisor de carnaval da Portela Marcos Vieira Souza, conhecido como Falcon, por formação de quadrilha armada e porte ilegal de arma. Falcon também é sargento da PM.
Ele foi capturado junto com outras três pessoas numa Pajero blindada, em frente à sede da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas e Inquéritos Especiais (Draco-IE), depois de conduzir o miliciano Paulo Ferreira Júnior, o Paulinho do Gás, à delegacia. Paulinho do Gás pertence à milícia comandada pelo vereador Luiz André Ferreira da Silva, o Deco (PR), preso pela Draco na manhã desta quarta-feira, na Operação Blecaute.
Junto com Falcon e as outras três pessoas, a polícia também apreendeu quatro armas, munição de fuzil e R$ 30 mil em dinheiro. Segundo a polícia, Falcon também vinha sendo investigado por suspeita de integrar um grupo de milicianos. O policial militar, de 47 anos, atua na Divisão Antisequestro (Das) desde 1991.
- O comportamento de uma pessoa que vem à delegacia com três pessoas armadas é a certeza da impunidade - comentou o corregedor Gilson Emiliano, responsável pela prisão deles.
Bruno terá que dar 17,5% de seus vencimentos para Bruninho
O ex-goleiro Bruno terá que dar 17,5% dos seus vencimentos de pensão para Bruninho, filho de Eliza Samudio. A decisão é da juíza Maria Cristina de Brito Lima, da 1ª Vara de Família da Barra, que considerou “o parecer do Ministério Público (...), bem como a desídia do Réu e a farta prova trazida aos autos”. Na decisão, o Flamengo também é intimado a apresentar a rescisão contratual de Bruno com o clube, no prazo de 10 dias.
De acordo com a advogada Maria Lucia Borges Gomes, que defende Sonia Samudio (mãe de Eliza), a decisão é uma garantia do menor ter seu direito preservado.
- Cabe ao menor ter seu direito assistido - explicou, completando que também pediu a Justiça que os bens de Bruno se tornem indisponíveis para alienação.
Ainda segundo a advogada, o ex-goleiro possui um apartamento no Recreio dos Bandeirantes e um sítio em Minas Gerais, que está à venda.
A advogada também esclareceu que Bruninho não irá precisar fazer exame de DNA para comprovar que é filho do ex-goleiro, já que Bruno declarou que no processo que não tinha dúvidas em relação a paternidade.
- O exame para comprovar só é necessário quenado aexiste a negatória do suposto pai.
O advogado Luiz Gustavo Trota, que defende o goleiro no processo, não foi encontrado.
Inquéritos Força Nacional vem ao RN
Mais de mil casos de homicídio ocorridos no Rio Grande do Norte até 2007, e que estão sem solução, poderão ter um desfecho até junho deste ano. Dentro de 20 dias, a capital potiguar receberá um grupo de policiais, integrantes da Força Nacional de Segurança, que atuarão junto à Polícia Civil do estado para tentar desvendar esses crimes. A força-tarefa foi constituída como forma de cumprir a Meta 2 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que prevê a conclusão de todos os inquéritos e procedimentos investigatórios de homicídios instaurados até 31 de dezembro 2007. No total, serão 1.185 casos averiguados no estado.
De acordo com o titular da Delegacia de Homicídios (Dehom), Fábio Rogério Silva - que é membro da Força Nacional de Segurança -, serão formadas cerca de oito equipes, compostas pelos policiais do estado e os que virão de fora. Quem coordenará a força-tarefa no estado é o delegado Marcos Vinícius, membro da Dehom, tendo em vista que Fábio Rogério irá integrar a força-tarefa do estado de Alagoas. "Esse trabalho será realizado em vários estados. Aliás, essa força-tarefa depende da solicitação dos gestores estaduais. Nós teremos essa ajuda porque o Governo do Estado solicitou", explicou.
O delegado demonstrou confiança no projeto, mas reconhece que os desafios são grandes. "A expectativa é boa, mas é muito difícil atingir essa meta em tão pouco tempo. São muitos homicídios e sabemos que a apuração desses casos não é fácil, pois a maioria deles é de autoria desconhecida. Mas vamos fazer o possível".
O adjunto da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Silva Júnior, informou que a governadora Rosalba Ciarlini já encaminhou um ofício para o Ministério da Justiça e o estado aguarda a data em que os policiais chegarão, além da informação sobre a quantidade.
O plano de trabalho montado pela Enasp fixou algumas metas, entre elas a eliminação da subnotificação nos crimes de homicídio, de modo quea toda a morte violenta ou suspeita corresponda um inquérito; concluir, com produção de relatório, todos os inquéritos e procedimentos investigatórios instaurados até 31 de dezembro de 2007, em decorrência de homicídios dolosos; alcançar a fase de pronúncia em todas as ações penais por crime de homicídio ajuizadas até 31 de dezembro de 2008.
De acordo com o titular da Delegacia de Homicídios (Dehom), Fábio Rogério Silva - que é membro da Força Nacional de Segurança -, serão formadas cerca de oito equipes, compostas pelos policiais do estado e os que virão de fora. Quem coordenará a força-tarefa no estado é o delegado Marcos Vinícius, membro da Dehom, tendo em vista que Fábio Rogério irá integrar a força-tarefa do estado de Alagoas. "Esse trabalho será realizado em vários estados. Aliás, essa força-tarefa depende da solicitação dos gestores estaduais. Nós teremos essa ajuda porque o Governo do Estado solicitou", explicou.
O delegado demonstrou confiança no projeto, mas reconhece que os desafios são grandes. "A expectativa é boa, mas é muito difícil atingir essa meta em tão pouco tempo. São muitos homicídios e sabemos que a apuração desses casos não é fácil, pois a maioria deles é de autoria desconhecida. Mas vamos fazer o possível".
O adjunto da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Silva Júnior, informou que a governadora Rosalba Ciarlini já encaminhou um ofício para o Ministério da Justiça e o estado aguarda a data em que os policiais chegarão, além da informação sobre a quantidade.
O plano de trabalho montado pela Enasp fixou algumas metas, entre elas a eliminação da subnotificação nos crimes de homicídio, de modo quea toda a morte violenta ou suspeita corresponda um inquérito; concluir, com produção de relatório, todos os inquéritos e procedimentos investigatórios instaurados até 31 de dezembro de 2007, em decorrência de homicídios dolosos; alcançar a fase de pronúncia em todas as ações penais por crime de homicídio ajuizadas até 31 de dezembro de 2008.
Mosquitos por todo o Rio
Índice de infestação pelo transmissor da dengue está acima do considerado seguro,
Rio - O Rio de Janeiro corre sério risco de epidemia de dengue. Levantamento divulgado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde revelou que nenhuma região carioca conseguiu manter o índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti dentro do limite considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. Além disso, duas áreas ultrapassaram o percentual que representa perigo de epidemia para a OMS — 4%. A média de infestação no Rio é 3,4%. Ou seja, a cada mil imóveis, 34 têm um ou mais focos do inseto.
No último levantamento, feito em outubro, a média era de 2,4%. A área mais crítica é a da Ilha do Governador, Penha, Ramos e adjacências. Lá são 48 imóveis com foco do mosquito para cada mil verificados. Madureira, Irajá, Pavuna e adjacências também correm sério perigo. Na região, a cada mil imóveis, 40 têm larvas do vetor.
“Infelizmente já esperávamos índice maior de infestação. Março é um mês quente e com muita umidade, o que aumenta a longevidade do mosquito”, explica o biólogo Jair Rosa Duarte, da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas.
Segundo o subsecretário municipal de Atenção Primária, Daniel Soranz, a Prefeitura do Rio irá dobrar a quantidade de agentes de saúde que atuam nas áreas críticas.
“Além disso, aumentamos o número de carros fumacê que, agora, vão trabalhar durante todo o ano”, afirmou, ressaltando que é fundamental a participação da população no combate à dengue.
“Pelo levantamento, podemos perceber que grande parte dos focos está dentro das casas. Não adianta apontar o vizinho, se a pessoa não cuida do próprio imóvel”, disse.
Até ontem, o município contabilizava 18.829 casos de dengue, com 11 mortes. No Estado, são 27 mortes.
Guardas vão acompanhar os agentes
A partir da semana que vem, agentes de saúde começarão a fazer visitas acompanhados de guardas municipais em imóveis cujos proprietários tiverem recusado a presença da vigilância em ocasião anterior.
“Semana passada, enviamos cerca de 300 cartas para donos de imóveis em que foi denunciada a presença de focos. A maioria concordou com a entrada do agentes”, afirmou Daniel Soranz. Segundo ele, menos de 10 ainda não responderam. “Quem não responder terá que abrir a porta. Temos respaldo da Justiça”, disse. Para denunciar imóveis com focos, disque 1746.
Fiscalização PRF apreende mais de
500 CDs piratas NOS ARTISTAS,
SOFREMOS COM A PIRATARIA.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio Grande do Norte prendeu dois homens identificados como Tiago Duarte de Oliveira, 27 anos, e Émerson Moura da Silva, 22 anos, durante o trabalho de fiscalização no km 84 da BR 101, em Natal, na tarde da quarta-feira passada. Os acusados foram flagrados com 534 CDs falsificados. O material apreendido foi registrado na Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol). Os acusados responderão pelo artigo 184 do Código Penal Brasileiro, que trata da violação de direito autoral.
Filha do prefeito de Frutuoso Gomes tenta burlar sistema de cotas da UERN
A estudante Ana Sérvula Regalado Ferreira, aprovada no vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte para o curso de medicina, através do sistema de cotas, e que foi impedida de fazer sua matrícula na universidade, apelou ao Tribunal de Justiça contra a sentença da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró que manteve a decisão do Reitor da UERN para não efetuar sua matrícula. Os documentos também comprovam que a autora é filha de médico e prefeito
de Frutuoso Gomes (RN), Lucídio Jácome Ferreira, tendo ainda freqüentado o curso de Medicina em
uma faculdade particular.
A autora afirma que foi aprovada no processo seletivo 2009 da UERN e argumenta que o Edital do certame e a Lei Estadual 8.258/02 exige apenas a integralidade no ensino fundamental e médio em escolas públicas, e não sua exclusividade.
O relator do processo, desembargador Saraiva Sobrinho, ao observar a documentação trazida aos autos pela autora, constatou que a estudante cursou o ensino fundamental e médio em escolas particulares (Escola Doméstica e Geo), e apenas após a conclusão do ensino médio, novamente se submeteu ao ensino Fundamental e Médio por meio de exames supletivos em escola pública (Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Felipe Guerra).
Para o desembargador, o maior objetivo do sistema de cotas é garantir acesso universitário aos menos favorecidos, diminuindo a desigualdade social com os detentores de recursos econômicos, e considerou inconcebível aceitar que uma aluna proveniente de escola particular efetue supletivo em instituição estatal e concorra em igualdade de condições com estudantes provenientes exclusivamente de escola pública.
O Relator também concordou com o parecer da Procuradoria de Justiça que interpretou o fato de uma estudante que já tinha concluído os dois graus escolares na rede particular de ensino, se submeter ao exame supletivo em rede pública, se deu com o único objetivo de burlar o sistema de cotas. Diante disso, o desembargador Saraiva Sobrinho negou seguimento ao apelo. (Processo nº 2010.015179-3)
de Frutuoso Gomes (RN), Lucídio Jácome Ferreira, tendo ainda freqüentado o curso de Medicina em
uma faculdade particular.
A autora afirma que foi aprovada no processo seletivo 2009 da UERN e argumenta que o Edital do certame e a Lei Estadual 8.258/02 exige apenas a integralidade no ensino fundamental e médio em escolas públicas, e não sua exclusividade.
O relator do processo, desembargador Saraiva Sobrinho, ao observar a documentação trazida aos autos pela autora, constatou que a estudante cursou o ensino fundamental e médio em escolas particulares (Escola Doméstica e Geo), e apenas após a conclusão do ensino médio, novamente se submeteu ao ensino Fundamental e Médio por meio de exames supletivos em escola pública (Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Felipe Guerra).
Para o desembargador, o maior objetivo do sistema de cotas é garantir acesso universitário aos menos favorecidos, diminuindo a desigualdade social com os detentores de recursos econômicos, e considerou inconcebível aceitar que uma aluna proveniente de escola particular efetue supletivo em instituição estatal e concorra em igualdade de condições com estudantes provenientes exclusivamente de escola pública.
O Relator também concordou com o parecer da Procuradoria de Justiça que interpretou o fato de uma estudante que já tinha concluído os dois graus escolares na rede particular de ensino, se submeter ao exame supletivo em rede pública, se deu com o único objetivo de burlar o sistema de cotas. Diante disso, o desembargador Saraiva Sobrinho negou seguimento ao apelo. (Processo nº 2010.015179-3)
Filhos de secretário serão exonerados da Câmara
O vereador Enildo Alves, líder da prefeita Micarla de Sousa na Câmara Municipal, confirmou ontem que irá exonerar os dois filhos do secretário chefe do Gabinete da Prefeita, Kalazans Bezerra, dos cargos de assessor de gabinete. Bruna Samara Louzá Santos Bezerra ocupava o cargo de assessora parlamentar da Mesa Diretora e o irmão dela, Bruno Henrique Louzá Bezerra Santos, era lotado diretamente no gabinete de Enildo. “Kalazans não me pediu para nomear, mas hoje (ontem) me enviou um ofício pedindo para exonerar. E eu vou atender ao pedido dele”, disse o vereador.
A polêmica em torno da nomeação dos dois filhos do secretário da prefeita para Câmara Municipal começou com uma denúncia feita pelo vereador Raniere Barbosa (PRB). Ele colocou em dúvida a ética do trabalho dos assessores filhos do secretário da prefeita. “Fizemos o requerimento ao Ministério Público para saber se é ético ou não. Isso não é uma acusação, mas é estranho que o chefe da Casa Civil, o secretário mais próximo a prefeita, indique dois filhos para serem assessores para a Câmara Municipal”, comentou.
O parlamentar evitou falar em nepotismo cruzado, mas defendeu que sejam investigadas as nomeações envolvendo os filhos de Kalazans Bezerra. “Para ele (Kalazans Bezerra) que se coloca como o paladino da moralidade ter dois filhos nomeados na Câmara Municipal, órgão que fiscaliza a Prefeitura, isso não é ético”, destacou.
As nomeações dos dois filhos de Kalazans Bezerra para Câmara Municipal de Natal não foram as únicas ocorridas recentemente envolvendo Executivo e Legislativo. O filho do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ricardo Motta (PMN), Rafael Motta, foi nomeado para subsecretário estadual da Juventude.
Gratificação
A prefeita de Natal Micarla de Sousa suspendeu a gratificação judicial que era recebida pelo procurador geral do Município, Bruno Macedo. A decisão atende a recomendação do Ministério Público que argumentou a ilegalidade do valor de R$ 2.500 recebidos pelo auxiliar da prefeita.
O procurador afirmou que a orientação para suspender a gratificação foi dele mesmo. “Se a recomendação do Ministério Público fosse a mim eu nada faria, mas como foi para prefeita orientei que ela suspendesse a gratificação porque o Ministério Público poderia entrar com ação de improbidade. Não quero que a prefeita corra esse risco”, comentou o procurador.
Ele explicou que a gratificação de R$ 2.500 é paga a todos os procuradores do município, recursos geridos por um fundo que é alimentado a partir de honorários pagos pelas pessoas perdedoras nas ações em que o Executivo é parte. “Essa gratificação é paga a todos os procuradores. Sempre foi dessa forma. Em todos os Estados os advogados públicos recebem essas gratificações”, destacou o procurador, lembrando que a gratificação dele foi suspensa, mas todos os demais procuradores do município continuarão recebendo as gratificações.
Questionado se devolverá o dinheiro embolsado desde janeiro de 2009 quando foi nomeado procurador geral, Bruno Macedo descartou. “Entendo que tenho direito a ela. Não recebi nada irregularmente. Não existe a menor possibilidade de eu devolver os recursos. Não houve qualquer diminuição do patrimônio do município com esse pagamento da gratificação”, disse.
Ele adiantou que o assunto será discutido também pela Associação dos Procuradores que irá se posicionar sobre a argumentação do Ministério Público contestando a gratificação judicial. Bruno Macedo explicou ainda que os recursos do fundo dos procuradores são usados para o pagamento das gratificações e também para curso desses profissionais. “Esse fundo é devido só aos procuradores”, completou.
O parlamentar evitou falar em nepotismo cruzado, mas defendeu que sejam investigadas as nomeações envolvendo os filhos de Kalazans Bezerra. “Para ele (Kalazans Bezerra) que se coloca como o paladino da moralidade ter dois filhos nomeados na Câmara Municipal, órgão que fiscaliza a Prefeitura, isso não é ético”, destacou.
As nomeações dos dois filhos de Kalazans Bezerra para Câmara Municipal de Natal não foram as únicas ocorridas recentemente envolvendo Executivo e Legislativo. O filho do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ricardo Motta (PMN), Rafael Motta, foi nomeado para subsecretário estadual da Juventude.
Gratificação
A prefeita de Natal Micarla de Sousa suspendeu a gratificação judicial que era recebida pelo procurador geral do Município, Bruno Macedo. A decisão atende a recomendação do Ministério Público que argumentou a ilegalidade do valor de R$ 2.500 recebidos pelo auxiliar da prefeita.
O procurador afirmou que a orientação para suspender a gratificação foi dele mesmo. “Se a recomendação do Ministério Público fosse a mim eu nada faria, mas como foi para prefeita orientei que ela suspendesse a gratificação porque o Ministério Público poderia entrar com ação de improbidade. Não quero que a prefeita corra esse risco”, comentou o procurador.
Ele explicou que a gratificação de R$ 2.500 é paga a todos os procuradores do município, recursos geridos por um fundo que é alimentado a partir de honorários pagos pelas pessoas perdedoras nas ações em que o Executivo é parte. “Essa gratificação é paga a todos os procuradores. Sempre foi dessa forma. Em todos os Estados os advogados públicos recebem essas gratificações”, destacou o procurador, lembrando que a gratificação dele foi suspensa, mas todos os demais procuradores do município continuarão recebendo as gratificações.
Questionado se devolverá o dinheiro embolsado desde janeiro de 2009 quando foi nomeado procurador geral, Bruno Macedo descartou. “Entendo que tenho direito a ela. Não recebi nada irregularmente. Não existe a menor possibilidade de eu devolver os recursos. Não houve qualquer diminuição do patrimônio do município com esse pagamento da gratificação”, disse.
Ele adiantou que o assunto será discutido também pela Associação dos Procuradores que irá se posicionar sobre a argumentação do Ministério Público contestando a gratificação judicial. Bruno Macedo explicou ainda que os recursos do fundo dos procuradores são usados para o pagamento das gratificações e também para curso desses profissionais. “Esse fundo é devido só aos procuradores”, completou.
Postos mostram alta de 13% nas distribuidoras
Para o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN (Sindipostos), não há dúvida. As distribuidoras são o pivô do aumento do preço da gasolina comum. Em coletiva a imprensa, o sindicato afirmou que entre dezembro de 2010 e abril de 2011, três grandes distribuidoras (BR, Shell, Ipiranga) repassaram gasolina até 13% mais cara aos postos potiguares, representando um acréscimo de até R$0,28 no preço final da gasolina. Numa delas, o preço da gasolina repassado ao posto passou de R$2,206, em 26 de janeiro, para R$2,508, em 8 de abril. “A sociedade está reclamando no lugar errado. São as distribuidoras que ditam o preço”, afirmou Eduardo Serrano, assessor jurídico do Sindipostos.
Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), elaborados com base num levantamento realizado entre 04 e 11 de abril de 2011, as distribuidoras repassam a terceira gasolina mais cara do Nordeste para o RN, levando em consideração o preço médio (R$2,391). Em contrapartida, os postos potiguares vendem a gasolina mais cara da Região e ainda assim obtém o maior lucro bruto do Nordeste, também levando em consideração o preço médio.
O sindicato se colocou como ‘mero repassador de preços’. Voltou a dizer que não tem qualquer influência no valor cobrado ao consumidor e que o mercado é livre. “Cada um define seu preço”, afirmou Júnior Rocha, presidente do Sindipostos. Hermando Amorin, diretor do sindicato, afirma que se os postos fossem repassar o valor real da gasolina, o preço em Natal ficaria entre R$3,03 e R$3,07. “Estamos reduzindo a margem de contribuição em até 5%. Alguns donos de postos estão tendo prejuízos”, afirmou.
Quanto ao lucro bruto, o maior da Região Nordeste, Eduardo Serrano, assessor jurídico do sindicato, afirmou que do valor obtido com a venda de combustível, o dono do posto paga todas as despesas, incluindo salários, seguro e segurança privada. Apesar da aparente nivelação de preços no RN, Hermando Amorin, um dos diretores do Sindipostos, afirma que não há combinação entre donos de postos. Questionado sobre a equiparação de preços em Natal, explicou que as despesas são parecidas.
Durante reunião com a prefeita do Natal e o Comitê Gestor do Combustível, realizada após a coletiva do Sindipostos, distribuidoras e postos aceitaram refazer os cálculos e tentar reduzir o preço final da gasolina. Eles devem apresentar o novo valor hoje. Distribuidoras e postos não afirmaram se será possível reduzir o preço da gasolina para R$2,75, como exigiu o Procon RN. Micarla de Sousa agendará uma reunião com a governadora Rosalba Ciarlini para discutir a redução do ICMS na gasolina, uma das razões do aumento da gasolina comum.
A negociação durou quase uma hora e foi realizada a portas fechadas. A imprensa não pôde acompanhar a discussão. Os representantes das distribuidoras não quiseram comentar o teor da reunião.
Para comprovar o aumento no preço da gasolina repassada pelas distribuidoras, o sindicato entregou várias notas fiscais, que segundo José Augusto Perez, promotor de Defesa do Consumidor da comarca de Natal, devem ser analisadas com bastante cautela.
Mais 10 postos são autuados pelo Procon
O Procon RN notificou mais dez postos de combustível ontem em Natal por praticarem preços acima da média. Na última quarta-feira, o órgão de Defesa do Consumidor autuou sete postos localizados na avenida Prudente de Morais. Araken Farias, coordenador-geral do órgão, esclareceu que o Procon não está multando os postos; está apenas notificando. “Trata-se de um auto de constatação e não de infração”, como havia esclarecido à equipe de reportagem na última quarta-feira.
No momento da autuação, os fiscais do Procon solicitam uma série de documentos aos gerentes dos postos, entre eles, o faturamento dos últimos três meses, para avaliar se, de fato, houve abuso. Cada posto notificado tem até dez dias para fornecer a documentação exigida. Ela, segundo Araken Farias, serve de base para elaboração do auto de infração e definição do valor da multa, que varia de R$ 200 a R$3 milhões, caso seja comprovado abuso na definição do preço.
Donos de postos podem ser enquadrados nos incisos 5º e 10º do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, segundo o qual é abusivo exigir vantagem manifestamente excessiva e elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.
O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN (Sindipostos) criticou a operação realizada pelo Procon RN. “O Procon RN está autuando os postos de forma errônea. Está exercendo sua função de forma arbitrária. O órgão não pode notificar os postos sem antes analisar seu faturamento”, afirmou Eduardo Serrano, assessor jurídico do Sindipostos.
Segundo Araken Farias, coordenador-geral do Procon RN, o órgão está trabalhando dentro da lei. “Nós não estamos multando, apenas notificando. Estamos solicitando toda a documentação para avaliar se houve abuso. Se for comprovado abuso, multaremos o posto. Queremos agir dentro da legalidade”, afirmou.
O sindicato se colocou como ‘mero repassador de preços’. Voltou a dizer que não tem qualquer influência no valor cobrado ao consumidor e que o mercado é livre. “Cada um define seu preço”, afirmou Júnior Rocha, presidente do Sindipostos. Hermando Amorin, diretor do sindicato, afirma que se os postos fossem repassar o valor real da gasolina, o preço em Natal ficaria entre R$3,03 e R$3,07. “Estamos reduzindo a margem de contribuição em até 5%. Alguns donos de postos estão tendo prejuízos”, afirmou.
Quanto ao lucro bruto, o maior da Região Nordeste, Eduardo Serrano, assessor jurídico do sindicato, afirmou que do valor obtido com a venda de combustível, o dono do posto paga todas as despesas, incluindo salários, seguro e segurança privada. Apesar da aparente nivelação de preços no RN, Hermando Amorin, um dos diretores do Sindipostos, afirma que não há combinação entre donos de postos. Questionado sobre a equiparação de preços em Natal, explicou que as despesas são parecidas.
Durante reunião com a prefeita do Natal e o Comitê Gestor do Combustível, realizada após a coletiva do Sindipostos, distribuidoras e postos aceitaram refazer os cálculos e tentar reduzir o preço final da gasolina. Eles devem apresentar o novo valor hoje. Distribuidoras e postos não afirmaram se será possível reduzir o preço da gasolina para R$2,75, como exigiu o Procon RN. Micarla de Sousa agendará uma reunião com a governadora Rosalba Ciarlini para discutir a redução do ICMS na gasolina, uma das razões do aumento da gasolina comum.
A negociação durou quase uma hora e foi realizada a portas fechadas. A imprensa não pôde acompanhar a discussão. Os representantes das distribuidoras não quiseram comentar o teor da reunião.
Para comprovar o aumento no preço da gasolina repassada pelas distribuidoras, o sindicato entregou várias notas fiscais, que segundo José Augusto Perez, promotor de Defesa do Consumidor da comarca de Natal, devem ser analisadas com bastante cautela.
Mais 10 postos são autuados pelo Procon
O Procon RN notificou mais dez postos de combustível ontem em Natal por praticarem preços acima da média. Na última quarta-feira, o órgão de Defesa do Consumidor autuou sete postos localizados na avenida Prudente de Morais. Araken Farias, coordenador-geral do órgão, esclareceu que o Procon não está multando os postos; está apenas notificando. “Trata-se de um auto de constatação e não de infração”, como havia esclarecido à equipe de reportagem na última quarta-feira.
No momento da autuação, os fiscais do Procon solicitam uma série de documentos aos gerentes dos postos, entre eles, o faturamento dos últimos três meses, para avaliar se, de fato, houve abuso. Cada posto notificado tem até dez dias para fornecer a documentação exigida. Ela, segundo Araken Farias, serve de base para elaboração do auto de infração e definição do valor da multa, que varia de R$ 200 a R$3 milhões, caso seja comprovado abuso na definição do preço.
Donos de postos podem ser enquadrados nos incisos 5º e 10º do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, segundo o qual é abusivo exigir vantagem manifestamente excessiva e elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.
O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN (Sindipostos) criticou a operação realizada pelo Procon RN. “O Procon RN está autuando os postos de forma errônea. Está exercendo sua função de forma arbitrária. O órgão não pode notificar os postos sem antes analisar seu faturamento”, afirmou Eduardo Serrano, assessor jurídico do Sindipostos.
Segundo Araken Farias, coordenador-geral do Procon RN, o órgão está trabalhando dentro da lei. “Nós não estamos multando, apenas notificando. Estamos solicitando toda a documentação para avaliar se houve abuso. Se for comprovado abuso, multaremos o posto. Queremos agir dentro da legalidade”, afirmou.
Governo assina hoje contrato mesmo sem aval do,
MPF
O Governo do Estado assina hoje, às 16h no auditório da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, o contrato e a ordem de serviço para o início da construçãos da Arena das Dunas (estádio que sediará jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014). O contrato será assinado com a empresa Arena das Dunas Concessão e Eventos S.A., uma Sociedade de Propósitos Específicos criada pelo Governo do Estado e a empresa OAS – vencedora da licitação - para a construção.
Segundo o procurador-geral do Estado, Miguel Josino, a assinatura do contrato ocorrerá impendentemente do aval da Ministério Público Federal, que ainda apontou pendências contratuais na redação do texto da licitação. Segundo Josino, há a expectativa de liberação do texto final, por parte de MPF, ainda hoje. “O MPF é um parceiro do Estado nesse processo. Ontem (anteontem), estive reunido por mais de duas horas com o procurador Rodrigo Telles, discutindo os últimos ajustes. Também falei por duas vezes com os peritos de economia e engenharia que estão analisando as alterações. Acredito que hoje ainda eles estejam liberando a análise final”, explicou o procurador.
O Ministério Público Federal em parceria com o Ministério Público Estadual recomendou ao Governo do Estado que realizasse alterações na redação da minuta do edital da Arena das Dunas. Os pontos abordados pelo procurador da República, Rodrigo Telles de Souza, se referem aos vícios contidos no edital de concorrência internacional para a concessão administrativa, construção, manutenção e gestão da operação do estádio Arena das Dunas.
O documento analisado pelos especialistas José Jorge Gabriel Júnior (Economia) e Lélio Mendes Santana Júnior (Engenheiro Civil), referem-se às alterações na cláusula contratual 21 da minuta do edital publicado no final do ano passado. De acordo com o parecer, foram analisados documentos encaminhados pela Secopa, além da própria recomendação dos Ministérios Público Estadual e Federal.
Os peritos não tiveram acesso, porém, aos documentos financeiros do projeto. A análise do relatório econômico-financeiro e a planilha do modelo econômico-financeiro elaborada pelo Estado durante a confecção do edital, não foram disponibilizadas em meio eletrônico.
Presenças
A solenidade de hoje contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini; do Gerente Geral de Relacionamento com as Sedes – FIFA, Fábio Starling; do secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo, Demétrio Torres, da prefeita de Natal, Micarla de Sousa; integrantes do Comitê Organizador Local – COL, em Natal; entre outras autoridades.
Ontem, a assessoria de imprensa do Governo liberou comunicado ressaltando que com a assinatura de hoje o Estado está se antecipando em 45 dias do prazo final dado pelo Comitê Organizador Local (COL-FIFA) para a assinatura dos documentos.
A expectativa é de que a obra em si só seja iniciada após o encerramento do Campeonato Estadual de Futebol, previsto para o próximo dia 8 de maio. Sò a partir dessa data é que será dado início à montagem do canteiro de obras da Construtora OAS como proprietária.
O Ministério Público Federal em parceria com o Ministério Público Estadual recomendou ao Governo do Estado que realizasse alterações na redação da minuta do edital da Arena das Dunas. Os pontos abordados pelo procurador da República, Rodrigo Telles de Souza, se referem aos vícios contidos no edital de concorrência internacional para a concessão administrativa, construção, manutenção e gestão da operação do estádio Arena das Dunas.
O documento analisado pelos especialistas José Jorge Gabriel Júnior (Economia) e Lélio Mendes Santana Júnior (Engenheiro Civil), referem-se às alterações na cláusula contratual 21 da minuta do edital publicado no final do ano passado. De acordo com o parecer, foram analisados documentos encaminhados pela Secopa, além da própria recomendação dos Ministérios Público Estadual e Federal.
Os peritos não tiveram acesso, porém, aos documentos financeiros do projeto. A análise do relatório econômico-financeiro e a planilha do modelo econômico-financeiro elaborada pelo Estado durante a confecção do edital, não foram disponibilizadas em meio eletrônico.
Presenças
A solenidade de hoje contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini; do Gerente Geral de Relacionamento com as Sedes – FIFA, Fábio Starling; do secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo, Demétrio Torres, da prefeita de Natal, Micarla de Sousa; integrantes do Comitê Organizador Local – COL, em Natal; entre outras autoridades.
Ontem, a assessoria de imprensa do Governo liberou comunicado ressaltando que com a assinatura de hoje o Estado está se antecipando em 45 dias do prazo final dado pelo Comitê Organizador Local (COL-FIFA) para a assinatura dos documentos.
A expectativa é de que a obra em si só seja iniciada após o encerramento do Campeonato Estadual de Futebol, previsto para o próximo dia 8 de maio. Sò a partir dessa data é que será dado início à montagem do canteiro de obras da Construtora OAS como proprietária.
Educar: é preciso começar!
Ficou óbvio o que já sabíamos: educar não é tão importante assim para os nossos governantes, e pode até ser perigoso.
“Um país se faz com homens e livros” – Monteiro Lobato
Talvez devêssemos repetir a frase de Lobato para ver se ela entranha de alguma forma nas cabeças e veias de quem hoje está no poder e pode estar querendo mudar o rumo dessa prosa. Não basta chegar e “cuspir” somente as palavras e as promessas. Dizem que promessa é dívida. E pelo que podemos ver essa dívida está muita alta.
Dilma, ao assumir o comando de nosso país, fez 190 promessas, e entre elas temos algumas relacionadas à educação. Poderíamos destacar a promessa de aumentar para 7% do PIB os investimentos públicos em educação. Mas me reponde uma coisa, adianta aumentar alguma coisa se o que já é usado é jogado no lixo? Claro que os “amigos” e “adoradores” do Lula que, por conseguinte viraram “amigos” e “adoradores” da Dilma virão com pedras, paus e acusações de que nós da oposição somos isso, aquilo e um pouco mais. E que não é bem assim, é meio assim e pode ser assado. E que talvez seja um caso isolado.
Isolados são como estão os computadores que já são vítimas de cupins por terem sido largados na despensa da Escola Municipal Virgulino, no Piauí. Isoladas são como ficam nossas crianças quando estas são privadas de se educar, de aprender, de ler e de usar computadores comprados para justamente levá-las para o mundo com as ferramentas certas. E com certeza esse isolamento não é privilégio do Piauí.
No governo Lula entre 2007 e 2008, 41% das prefeituras investigadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) tinham licitações fraudulentas, e 58% gastavam dinheiro do Fundeb de maneira indevida. Maranhão, terra do “Rei” Sarney está entre os casos onde houve sumiço de R$ 2,6 milhões de abonos e gratificações para educadores, e na terra de Collor tem desvio de verba para a merenda escolar que foi utilizada para compra de uísque, uma fraude que pode beirar os R$ 8 milhões. Depois vem essas pessoas dizer que eu é que estou de porre.
Arqueologia do Rio de Janeiro
Acompanhando o post http://fotolog.terra.com.br/sdorio:38 de AD, temos aqui uma foto feita c.1951 mostrando a sede do jornal Ultima Hora de propriedade de Samuel Wainer e também do Diário Carioca. Pela foto a construção está no seu estagio final pois a inauguração do jornal aconteceu em 12 de junho de 1951, e pode-se notar entulho próximo ao primeiro piloti da esquerda, duas casinhas de tabuas de madeira tipicamente de canteiro de obras nos lados esquerdo e direito do terreno, ausência de carros de passeio estacionados e presença de camionetes tipo de entrega. Este prédio aparece, como indiquei acima, no post de AD, 11 anos mais tarde já com sinais de desgaste na pintura na empena cega do lado esquerdo.
A sede do jornal, projeto do Arquiteto Affonso Eduardo Reidy, possui aparência tipicamente das construções da Av. Presidente Vargas, ou seja, primeiros andares recuados do eixo do edifico e da rua formando nesta área a calçada publica e tendo os pilotis em primeiro plano. Nota-se também que as pedras portuguesas que compõem a calçada possuem o mesmo desenho de onda que o teto da cobertura, local que deveria ser a sala da Diretoria e de recepção de pessoas importantes, como era também esta disposição no prédio da revista Manchete. Para estas ocasiões, vêm-se do lado direito conjuntos de móveis de jardim que deviam ser usados por estes entrevistados e convidados vip´s.
Na redação deste jornal, que recebeu forte ajuda de Getulio Vargas, trabalharam Paulo Francis com Política, Nelson Rodrigues, e também o animador de Televisão Chacrinha. A convite de Samuel Wainer, Vinicius de Morais colaborou para o Ultima Hora em 1951 cronista diário e posteriormente crítico de cinema.
Infelizmente esta construção não existe mais, obra da reforma da área dos anos 70 (onde não foi feito nada de importante). Este local já foi mostrado neste fotolog em http://fotolog.terra.com.br/bfg1:9 onde iremos verificar a similaridade do desenho das pedras portuguesas das “ilhas no meio da avenida”
A sede do jornal, projeto do Arquiteto Affonso Eduardo Reidy, possui aparência tipicamente das construções da Av. Presidente Vargas, ou seja, primeiros andares recuados do eixo do edifico e da rua formando nesta área a calçada publica e tendo os pilotis em primeiro plano. Nota-se também que as pedras portuguesas que compõem a calçada possuem o mesmo desenho de onda que o teto da cobertura, local que deveria ser a sala da Diretoria e de recepção de pessoas importantes, como era também esta disposição no prédio da revista Manchete. Para estas ocasiões, vêm-se do lado direito conjuntos de móveis de jardim que deviam ser usados por estes entrevistados e convidados vip´s.
Na redação deste jornal, que recebeu forte ajuda de Getulio Vargas, trabalharam Paulo Francis com Política, Nelson Rodrigues, e também o animador de Televisão Chacrinha. A convite de Samuel Wainer, Vinicius de Morais colaborou para o Ultima Hora em 1951 cronista diário e posteriormente crítico de cinema.
Infelizmente esta construção não existe mais, obra da reforma da área dos anos 70 (onde não foi feito nada de importante). Este local já foi mostrado neste fotolog em http://fotolog.terra.com.br/bfg1:9 onde iremos verificar a similaridade do desenho das pedras portuguesas das “ilhas no meio da avenida”
A crise do mérito no país dos ‘bebeCapa de todas as revistas semanais – exceto a Carta Capital – e primeira página de todos os grandes jornais brasileiros, um assassino é o grande personagem da mídia de um país que não sabe descobrir seus verdadeiros heróis e personagens relevantes. Com suas imagens inéditas e exclusivas na TV, o idiota de Realengo ganhou o destaque que pode estar – nesse exato momento – estimulando outras mentes doentias a fazer bobagens semelhantes para que seus nomes e fotos sejam estampados em cada calhau do jornalismo tupiniquim.
Nem é preciso citar o nome dele aqui. Todos os brasileiros já o conhecem muito bem. Melhor seria dar mais espaço para o policial militar Márcio Alexandre Alves que cumpriu seu dever com coragem e competência. Mas não. A mediocridade impera e os holofotes estão apontados para este triste personagem que adquiriu status semelhante ao de Fernandinho Beira-Mar que, durante meses, desfilou de jatinho – com ampla cobertura da imprensa – por diversas prisões de segurança máxima espalhadas por este território incapaz de reconhecer o talento e a inteligência de seus cidadãos.Contraventores, infrutíferas mulheres-frutas e políticos corruptos, só para citar alguns exemplos, transformaram-se em referências nacionais. Os primeiros aparecem durante o carnaval, por exemplo, exercendo seu poder nas comunidades. As segundas deixam seus “Pânicos” e “Bebebês” para conquistar seu discutível estrelato enquanto os terceiros sequer sentem vergonha de mostrar que estão mesmo por cima da carne seca.Para chegar às páginas, pouco deve valer levar-se uma vida digna e, num determinado momento, destacar-se por seu conhecimento e formação. De nada servirá o exemplo de Luis Henrique Pimentel Bennaton Usier, de 17 anos, estudante de Guararema, no interior paulista, aprovado no curso de Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (USP). Por seu bom desempenho em olimpíadas internacionais de biologia, química, matemática e robótica, ele vai visitar três universidades norte-americanas para as quais foi convidado — Harvard, Princeton e Columbia – e escolher em qual delas vai estudar. Pobre Luis Henrique. Jamais terá seu nome pronunciado por William Bonner. Para virar pauta jornalística, o personagem precisa delinquir, roubar, barbarizar.Traficantes, como se sabe, ganham muito dinheiro e têm muitas propriedades. Sequer estranhamos como têm acesso à documentação e legalização de seu grande patrimônio, como imóveis, carros, lanchas e outros bens. Cotados entre nossos melhores e exemplares atletas, ganhadores de medalhas e títulos mundiais, patriotas emocionados, os Hipólyto – Daniele e Diego – foram vítimas de patrulhamento nos últimos dias porque conseguiram comprar um apartamento de seis quartos na Barra da Tijuca. O imóvel, explicaram, vai abrigar toda a família, inclusive tia e primos. “Este ano, vendi o meu carro para ajudar mais no apartamento, abri mão desse conforto”, disse Daniele. Depois de anos dedicados ao esporte e ao país, os Hipólyto compraram um apartamento. Ah, Diego, se você traficasse…Diferente dos Estados Unidos, Canadá, Cingapura e outros países desenvolvidos, somos o rincão que não privilegia o mérito mas o oportunismo. Pais de alunos ordeiros e de boas notas nunca são chamados nas escolas. Já os responsáveis por estudantes com notas baixas e mau comportamento estão sempre no serviço de orientação educacional. Merecem mais atenção. Quando o problema é superado, estes se tornam os símbolos da escola. Já os “normais” – aqueles que nunca deram trabalho – não merecem prêmio ou reconhecimento. Nossas escolas também não estimulam a competição e o desempenho. Nossos melhores alunos ou são CDF ou são “nerds”. É “mico” ser bom aluno. Isso está em nosso DNA.bês’
Elas ainda são poucas no poder
União Europeia discute medidas para incentivar a maior participação feminina em cargos de liderança.
No Brasil, embora uma mulher tenha alcançado a presidência, os avanços ainda são tímidos
As mulheres já conquistaram uma boa parcela das vagas das universidades e do mercado de trabalho. No Brasil, uma delas alcançou o cargo mais importante do país nas últimas eleições. Mas os avanços ainda são tímidos no que se refere a cargos de liderança. E o problema não é só brasileiro. Em março, a União Europeia, que têm apenas 12% dos cargos de responsabilidade nas empresas em mãos femininas, emitiu um ultimato para as grandes companhias: se não integrarem mais mulheres em cargos de gerência, sanções corretivas serão instituídas. A Comissão Europeia deu prazo de um ano para que ocorram mudanças. A medida, no entanto, tem causado polêmica.
Os defensores dizem que, sem imposição, nunca haverá o equilíbrio no mundo dos negócios. Já os contrários à proposta argumentam que o sistema é injusto e causará uma nova forma de discriminação.
“A cota não seria o certo porque a chance de criar um preconceito é muito grande, e a ascensão das mulheres seria questionada o tempo todo. O ideal é que os governos promovam uma conscientização baseada em fatos. Uma pesquisa publicada na Revista Fortune 500 mostra, por exemplo, que as grandes empresas dos EUA que têm mulheres no poder alcançaram, nos últimos anos, rentabilidade maior do que as dirigidas por homens”, afirma Renato Grinberg, diretor geral do portal “Trabalhando.com”.
Para ele, as leis deveriam intervir para equiparar a ainda existente discrepância de salários entre os sexos: “Isso está mudando. Mas a prática ainda é frequente em alguns setores e deve ser combatida”.
O consultor em desenvolvimento gerencial e capacitação de lideranças Cesar Pinheiro também concorda que “qualquer medida impositiva corre o risco de ser percebida como uma forma de discriminação por aqueles que não forem contemplados pelos benefícios da ideia”. Ele pondera, entretanto, que há de se reconhecer a contribuição da iniciativa: “Se bem aproveitada pelas organizações, como mais um apoio para a quebra dos paradigmas, poderemos ter respostas interessantes e ratificadoras das competências femininas, além daquelas tradicionalmente reconhecidas”.
Segundo o jornal espanhol El País, em Luxemburgo, Portugal e Malta menos de 5% dos diretores de grandes empresas são mulheres. A baixa presença de mulheres na liderança não se justifica por falta de estudo. O problema é que elas se formam, chegam ao mercado de trabalho, mas não ascendem.
Uma pesquisa realizada pelo portal “Trabalhando.com” com 240 mulheres mostrou que 68% delas acreditam que o preconceito sofrido dentro da empresa e com a própria equipe seja o principal obstáculo enfrentado para alcançar cargos de chefia. A dificuldade de conciliar a vida familiar com a carreira (24%) e o medo de competir com o parceiro (8%) também foram problemas apontados pelas entrevistadas.
“Algumas mulheres têm dificuldade de impor posição e chegam a se perder na questão de ser feminina e ter comando. Principalmente as que lidam com muitos homens, como no mercado da Engenharia Civil, buscam manter uma postura masculina, agindo através da força para liderar. Mas o que o mercado realmente espera delas é o lado feminino, que tende a ouvir mais os funcionários”, ressalta Renato.
Para Pinheiro, a resistência contra mulheres em cargos de chefia é resultado de herança cultural. Ele defende, no entanto, que a criação clássica pode indicar que a mulher foi mais tempo preparada do que o homem para o exercício de posições de comando:
“As meninas são ensinadas a brincar de mãe (cuidando da boneca), cozinheira (viabilizando o sustento) e professora (compartilhando informações e instruindo). Aos meninos, entretanto, há, desde cedo, liberdade para brincar e brigar pelo seu espaço (defesa da honra da família). Olhando por este prisma, quem está mais preparado para o exercício de papéis de liderança?”, indaga Pinheiro.
Diante da pressão da União Europeia, a França vai exigir que as empresas com mais de 500 funcionários tenham um contingente feminino de pelo menos 40% em conselhos de administração nos próximos seis anos. A Itália, que atualmente tem apenas 5% das mulheres ocupando esses cargos, está em fase de análise de uma lei que vai exigir que o percentual passe para 20% em 2012 e 30% em 2015. Na Espanha, a Lei da Igualdade estabelece uma meta de paridade em 2015. Mas, por enquanto, é apenas uma recomendação.
Em reunião com a presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira (8), o vocalista da banda U2, Bono Vox, lamentou a tragédia ocorrida no Rio de Janeiro na última quinta-feira, quando um atirador matou 12 crianças em uma escola no Bairro de Realengo.De acordo com a assessoria da Presidência, o cantor se disse “tocado” pelo ocorrido e afirmou que hoje é um dia muito triste para o Brasil.
Bono chegou ao Palácio da Alvorada (casa oficial da presidente) às 12h30. Ele também conversou com Dilma sobre ações de combate à pobreza. O cantor, que tem uma fundação assistencial, disse para a presidente que todo governo deveria ter um programa voltado para o combate à miséria.
Engajado
Bono, conhecido por seu engajamento político, pediu a audiência com Dilma na semana passada. O U2 desembarca no Brasil para shows em São Paulo nos dias 9, 10 e 13. As apresentações estão com ingressos esgotados.
Esse é o segundo encontro de Dilma com estrelas da música mundial. No dia 17 do mês passado, a cantora colombiana Shakira se reuniu com a presidente e pediu ajuda para a fundação que ela coordena em seu país natal. A entidade, criada por Shakira, cuida de crianças carentes.
Em 2006, quando o U2 esteve pela última vez no Brasil, Bono também se encontrou com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois conversaram sobre programas de combate à fome e à miséria promovidos pelo governo brasileiro.
PÂNICO
O POLICIAL QUE AJUDOU AS CRIANÇAS FERIDAS
A CARTA QUE O MISERAVEL ESCREVEU.
Por volta das 8h de quinta-feira (7), Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos (a polícia chegou a divulgar que ela tinha 24 anos, mas a idade foi corrigida posteriormente), ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, entrou no colégio após ser reconhecido por uma professora e dizer que faria uma palestra (a escola comemorava 40 anos e realizava uma série de eventos comemorativos).
Armado com dois revólveres de calibres 32 e 38, ele invadiu uma sala de aula no primeiro andar e outra no segundo, e fez vários disparos contra estudantes que assistiam às aulas. Ao menos 12 morreram e outros 12 ficaram feridos, de acordo com levantamento da Secretaria Estadual de Saúde.
Duas adolescentes baleadas, uma delas na cabeça, conseguiram fugir e correram em busca de socorro. Na rua Piraquara, a 160 m da escola, elas foram amparadas por um bombeiro. O sargento Márcio Alexandre Alves, de 38 anos, lotado no BPRv (Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário), seguiu rapidamente para a escola e atirou contra o abdome do criminoso, após ter a arma apontada para si. Ao cair na escada, o jovem se matou atirando contra a própria cabeça.
Com ele, havia uma carta em que anunciava que cometeria o suicídio. O ex-aluno fazia referência a questões de natureza religiosa, pedia para ser colocado em um lençol branco na hora do sepultamento, queria ser enterrado ao lado da sepultura da mãe e ainda pedia perdão a Deus.
Os corpos dos estudantes e do atirador foram levados para o IML (Instituto Médico Legal), no centro do Rio de Janeiro, para serem reconhecidos pelas famílias. Os velórios e os enterros serão realizados a partir desta sexta-feira (8).
A Divisão de Homicídios da Polícia Civil concluiu a perícia na escola no início da noite de quinta-feira. O inspetor Guimarães, responsável pela análise, disse que o assassino deve ter atirado de maneira aleatória contra os alunos. A polícia está investigando se os estudantes que morreram eram do 8º ano de escolaridade (antiga 7ª série). A perícia deve confirmar que as vítimas atingidas estavam sentadas na primeira fileira da sala de aula.
E ESSA É A FOTO DO MISERAVEL QUE MATOU AS CRIANÇAS.
Bebê de um ano é agredido em Assis, SP
SÃO PAULO - Um bebê de um ano e três meses foi brutalmente agredido na cidade de Assis, a 426 quilômetros de São Paulo. A criança foi levada ao hospital da cidade, nesta quarta-feira, com várias fraturas e ferimentos pelo corpo. O padrasto e a mãe da criança são os principais suspeitos. A polícia investiga o caso.
LEIA TAMBÉM: Menino de 10 anos é espancado após perde R$ 2 no MS
A menina sofreu três fraturas nas pernas e está engessada até a barriga, além de apresentar hematomas no pescoço e sinais de queimaduras, possivelmente feitas com bitucas de cigarros, nos dedos dos pés.
Ela foi levada para a Santa Casa de Assis pela mãe, que disse aos médicos que a criança havia caído de um carrinho. Ao examinar a criança, o médico passou a desconfiar da história. A suspeita é que a menina vinha sofrendo seguidos maus tratos por parte do padrasto e da mãe.
Uma mulher, que prefere não se identificar, é vizinha do casal e conta que já viu agressões. A mãe foi embora do hospital assim que o médico chamou a polícia.
Um inquérito foi aberto para apurar a responsabilidade dela e do padrasto nas possíveis agressões. Até agora, ninguém foi preso. O conselho tutelar entregou a guarda provisória da menina para o pai que ficou revoltado ao ver o estado em que a filha se encontra.
- Eu fiquei triste pra caramba. Uma situação dessa não deveria estar acontecendo - diz Paulo Rodrigues, pai da menina.
Internet, consumo de massas e cidadania
No bairro em que resido, até recentemente, as lan houses estavam permanentemente lotadas. Não poucas vezes, constatei filas e escala de horários. As filas têm diminuído, mas não a freqüência e a demanda por serviços. As pessoas agora procuram as lan houses para "resolver problemas". O perfil da demanda também está mudando. Os adolescentes e jovens, que antes dominavam o espaço e tomavam de conta das máquinas, são substituídos por pessoas mais maduras.
Com essa nova configuração, a lan house não pode ser conduzida por alguém que apenas distribui e fiscaliza o uso dos computadores. Para tocar o negócio, exige-se habilidade para entender e processar demandas tão variadas quanto a formatação de currículos e cartas de apresentação quanto realizar pesquisas sobre receitas culinárias. "Rapaz, quando o Globo Repórter tem uma matéria sobre planta medicinal, aí é bom, viu? No outro dia, é cheio de velhinho aqui querendo que eu pegue informações sobre as plantas", disse-me o proprietário de um lan house situado no Conjunto Jockey Clube, em Parnamirim, na Grande Natal. Também veio dele a constatação de que os mais jovens estão adquirindo notebooks.
Se o avanço da internet nos setores populares é um fato. Este não é um fato descolado da lógica excludente e elitista que marca as nossas relações sociais. Mesmo quando estas ocorrem em um espaço marcado pela impessoalidade como é o mercado. A tradução é que, embora jovens de classes populares estejam adquirindo notebooks, os serviços ofertados pelas empresas telefônicas ainda é de quinta categoria. "A banda larga aqui é uma droga, o jeito que tem é apelar para a internet à rádio. Aí o que acontece? Os meninos compram os computadores, não conseguem conexões boas e alguns terminam voltando prá cá", informou-me outro proprietário de lan house, também de Parnamirim.
A incapacidade de lidar com os consumidores emergentes das classes C, D e E também é a tônica em um setor que, supunha-se, seria mais ágil e moderno. Assim, entre o universo marcado pela flexibilidade e alta mobilidade mostrado nas propagandas das operadoras e a realidade concreta das conexões na internet à disposição dos jovens das classes populares há uma grande distância. Quase um fosso, na verdade. Se isso é assim em um setor que se jacta de ser moderno, imagine em nichos do mercado, mais tradicionais, nos quais a cultura econômica secretada pelo apartheid social está mais enraizada. Esse o caso do grande comércio de bens duráveis. Do tipo de propaganda até a forma de tratamento na loja, penso no setor varejista de eletrodoméstico, é todo um modo de perceber esse "outro" (oriundo das classes acima mencionadas), diminuindo-o socialmente, que se expressa.
O outro lado da entrada em cena das classes populares no espaço antes restrito do consumo mais especializado é a reprodução de uma cultura empresarial que, mesmo correndo o risco de ser ofensivo além da conta, podemos identificar como "cultura do pirata". Trata-se de um comportamento de predador. Obter o máximo de ganhos no menor espaço de tempo possível. Esse comportamento encontra os seus maiores referentes nas empresas de crédito, mas também pode ser percebido em grande parte das prestadoras de serviços. No fundo, é como se esses setores trabalhassem com a expectativa de que, em médio prazo, ocorrerá a submersão econômica e social desses novos consumidores.
O comportamento empresarial acima identificado pode ser, entretanto, um tiro no pé. Primeiro, porque nada indica que, tendo adentrado no admirável mundo do mercado, as classes populares irão dele se despedir sem muita luta e resistência. Em segundo lugar, porque o consumo de um bem sempre é acompanhado de significados simbólicos que vão além do seu uso. Ou seja, o consumo também ajuda-nos, ao contrário do que apregoam os moralistas, a pensar sobre nós mesmos e sobre o mundo. E mesmo de forma torta e enviesada, nele também se abre uma janela de cidadania.
Achas a apreensão acima esboçada meio exagerada? Então, visite e converse com as pessoas nas salas de espera dos PROCONs e faça uma pós-graduação em construção social da cidadania através das relações de mercado. A tradução disso é: ao adentrar no mundo do consumo, as classes C, D e E adquirem códigos culturais antes inacessíveis (ou de nenhuma utilidade). Dentre estes, uma avaliação comparativa baseada em elementos subjetivos e dificilmente traduzíveis em respostas passíveis de serem capturadas nas enquetes rápidas dos institutos de pesquisa. E será essa memória avaliativa, quase pré-consciente, que gravará o nome das empresas piratas. E o troco pode vir em um prazo menor do que aquele dos cálculos dos piratas pós-modernos.
Ronaldo Bastos das letras, e um pouco de Domenico
Eu já estou com o pé nessa estrada
Qualquer dia a gente se vê
Qualquer dia a gente se vê
De leve sem alarde, começam os versos da canção de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, Nada será como antes. Afinado esteticamente com a mineirice da turma do Clube da Esquina, Ronaldo é, na verdade, carioca, e andou por Salvador neste verão que já foi. A gente se viu uma noite, num encontro proporcionado por Jussara Silveira, depois em bastidores de shows, rápida e coincidentemente, feito sugerem os versos com que abro esta crônica.
Disco 'Clube da Esquina 1', de Milton Nascimento e Lô Borges
(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)
Rapidamente, mas não sem intensidade, falamos das letras de suas canções. Fiquei sabendo que, por trás da coloquialidade e despretensão de seus versos, há uma intenção clara de soar simples, uma busca consciente de fluidez nas palavras que vestem as melodias, imbuídas de densidade, que caracterizam a música de Milton Nascimento e Lô Borges. Ronaldo, enfim, não expõe os intestinos do seu artesanato verbal.
No seu caso, leveza e densidade se casam sem a preocupação de apresentar um programa estético. Assim é a música que vem de Minas e, particularmente, do disco Clube da Esquina 1, de Milton Nascimento e Lô Borges, lançado, originalmente em LP duplo, em 1972. Este disco, pelo seu despojamento e extensão, está para o Álbum Branco dos Beatles como o disco Tropicália está para o Sgt. Pepper. Os nomes de Milton e Lô, na capa, quase nos enganam, pois é o disco de um grupo, naquele momento, coeso, orgânico, onde não parece haver figura principal, mesmo com toda a importância da figura de Milton, que deixa o todo brilhar.
Tem-se a primeira impressão de que os letristas das faixas do Clube 1, Márcio Borges, Fernando Brant e Ronaldo, são tão afins que parecem ser um só. Com o tempo maior de audição, a gente vai separando um do outro: Brant tem mais versos de conotação política, Márcio é também romântico - basta ouvir Um girassol da cor de seu cabelo, dele e de Lô - e a poética de Ronaldo leva à ideia de movimento, à vez e à "dor de se lançar".
Ronaldo me disse que, em 99 por cento das vezes, prefere fazer as letras em cima das melodias prontas, por saber que a letra de canção tem natureza própria, que a distingue da poesia escrita que, musicada, pode soar dura. Uma das raras exceções é Um gosto de sol, também dele e de Milton, "inspirada" inconscientemente num soneto de Vinicius de Moraes, A pêra - que Ronaldo sabe de cor - e aparentada de João Cabral, rimando, por exemplo, "pêra" com "mesa". Mais uma vez, a ideia de viagem, movimento: "Alguém que vi de passagem/ numa cidade estrangeira". "Um gosto de sol" são também as palavras finais de outra canção, a já citada Nada será como antes, uma letra incomum, com uma única rima toante nos finais de versos -"vê" e "você"-, jogos sonoros - "alvoroço em meu coração" - e a rima de palavras iguais, que dão ritmo às frases: "Num domingo qualquer/ qualquer hora/ ventania em qualquer direção".
Em O trem azul, de Ronaldo e Lô, vai-se do trânsito ao transe: "Você pega o trem azul/ o sol na cabeça/ o sol pega o trem azul/ você na cabeça". A simples permuta de "sol" por "cabeça" reorganiza o mundo azul ideal mineiro-carioca-brasileiro, nunca forçando a barra, "na canção do vento". E, em Cais, outra com Milton, há o verso ultra-Caymmi: "Invento o mar".
Sempre de leve, o que remete a outro mineiro de um universo distinto, do samba dos anos 40, Geraldo Pereira, autor da Falsa baiana, que também sabia fazer as palavras soarem sem peso nos seus sambas, discretamente, de mansinho.
Também de leve, conheci Domenico Lancelloti, carioca com sobrenome de herói mítico medieval, filho de compositor, Ivor, e que lançou por agora o Cd Cine Privê. Domenico é naturalmente simpático e, numa conversa ligeira, faz a gente se sentir próximo. Ele, Pedro Sá, Moreno e eu falamos de violões Di Giorgio, aqueles da década de 60, de timbre único, e das remasterizações dos Beatles, em um fim de tarde de verão na praia do Porto da Barra.
Domenico adora o Revolver, disco dos Beatles de 66, posterior ao Rubber Soul, preferido de Pedro, pois, segundo este último, os Beatles ali ainda soam como uma banda, o que vai deixando de ocorrer nos discos seguintes, onde instrumentos diferenciados dão a cor da psicodelia, mas há faixas, Eleanor Rigby, por exemplo, onde só há um beatle, Paul, mais quarteto de cordas, e Paul e Ringo, em For no one. O que levou a música dos Beatles a se desenvolver, de certa maneira, também fez o grupo deixar de existir.
Só ouvi uma faixa do Cd de Domenico na internet, a canção-título, por isso falo pouco dele aqui, mas me senti provocado pela ambientação algo neo-psicodélica da música. As palavras iniciais me lembraram o John Lennon de There's a place e Strawberry Fields Forever, pois falam de um mundo interior e da sensação de alheamento: "de dentro da cabeça existe/ um longo corredor/ onde eu estou/ (...) anos luz do meu amor". Mas é apenas uma referência, pois Domenico soa original, a voz tem uma intenção sóbria sem ser fria, também equilibrando leveza e densidade, sem carregar nas tintas, como no caso das canções mineiras. Vou atrás pra ouvir mais. Domenico e Ronaldo, qualquer dia a gente se vê, sangue a circular e o coração a tocar.
Reconstrução do Japão deve levar cinco anos
Washington (EUA) - A recuperação do Japão após a tragédia tripla - terremoto, tsunami e vazamento nuclear - deve durar mais de cinco anos. A conclusão foi tirada durante fórum em Washington D.C. para discutir o futuro do Japão após o desastre do último dia 11 de março. A principal dificuldade será recuperar a infraestrutura do país, o que deve custar aproximadamente US$ 300 milhões.
Durante o evento, o embaixador do Japão nos Estados Unidos, Ichiro Fujisak, enfatizou que o Japão vai ter força para sair da crise. "O Japão vai se recuperar. Para alguns vai demorar mais tempo, como para os japoneses que perderam familiares ou fazendeiros que perderam todo o seu trabalho. Mas nós vamos superar", disse, emocionado.
Segundo ele, o principal desafio será recuperar a infraestrutura amplamente abalada pela tragédia. "Para isso o apoio internacional será fundamental. Todos estão trabalhando muito no Japão, mas sem a ajuda de outros países não será possível uma reconstrução", afirmou.
Até agora, 130 países e 30 organizações internacionais estiveram envolvidos na reconstrução do país. "Os enviados estão trabalhando dia e noite para que os japoneses voltem a ter acesso às necessidades básicas do ser humano. Estou muito impressionado", disse o embaixador.
Fujisak enfatizou que os Estados Unidos foram o país que mais ajudou o Japão. "Nunca vamos nos esquecer do apoio dos americanos". Os Estados Unidos enviaram 20 mil integrantes das forças militares, 160 aviões, 20 navios e 50 especialistas, além de equipamentos e pessoas especialistas em tragédias e vazamento nuclear. "O governo dos Estados Unidos disse que faria o possível para ajudar o Japão e cumpriu sua promessa", disse.
Para o bombeiro capitão David Barlow, da unidade de resgate de Virgínia, a presença de equipes de resgate americanas no Japão foi fundamental após a tragédia japonesa. Ele, que esteve no local da tragédia nos primeiros cinco dias, disse que os agentes de policiamento e saúde do Japão fizeram um ótimo trabalho, mas que naturalmente tinham como prioridade o bem estar da sua família. "Por isso é interessante que pessoas venham de fora para trabalhar".
As equipes de resgate internacionais e nacionais continuam trabalhando na procura de corpos. Segundo levantamento divulgado na segunda-feira pelo governo do Japão, o número de vítimas já chega a 12.175 enquanto 15.489 pessoas ainda estão desaparecidas. Outros números também impressionam: 260 mil japoneses estão desabrigados, 170 mil ainda estão morando em galpões ou ginásios de escolas 80 mil tiveram que deixar suas cidades.
Falta de infraestrutura afetará economia
Os problemas de infra-estrutura pelos quais vai passar o Japão nos próximos anos também vão afetar as indústrias e impactar a economia. Segundo o Hironori Kawauchi, Economista Senior do Banco Mundial, o PIB do Japão irá diminuir durante o ano de 2011, e só em 2012 deve voltar ao normal.
A previsão do especialista é que a economia se estabilize em aproximadamente 2 anos, como ocorreu durante o terremoto do Japão de 1995. "Temos como base aquela situação, quando a economia eventualmente se estabilizou. Mas com certeza este desastre foi muito pior", lamentou.
Kawauchi acredita que o país, um dos principais motivadores da economia asiática, terá sua moeda Yen desvalorizada, e por isso pode perder espaço na economia mundial para países como a Coreia do Sul. "Mas o impacto econômico vai depender de como o governo vai agir nos próximos meses".
O fórum "O terremoto e o Tsunami do Japão: Dimensões do desastre e perspectivas futuras" foi promovido pela Escola SAIS de Relações Internacionais da Universidade John Hopkins em Washington D.C.
Japão acusa mídia estrangeira de sensacionalizar crise atômica
Tóquio (Japão) - O Governo japonês acusou a mídia internacional de sensacionalismo na cobertura sobre a crise nuclear na usina de Fukushima, alegando que algumas notícias se basearam em dados incorretos.
O vice-ministro de Relações Exteriores do Japão, Chiaki Takahashi, disse nesta quinta-feira que algumas notícias na imprensa internacional sobre a crise de Fukushima foram "excessivas" e, por isso, as missões diplomáticas do Japão pediram aos meios de comunicação que publiquem correções e sejam mais rigorosos.
Segundo ele, alguns meios de comunicação "exageraram" ao focarem a cobertura no perigo representado pelo material radioativo que vaza da usina nuclear.
Takahashi lembra que alguns meios chegaram a divulgar informações errôneas, como a de que a Tóquio Electric Power Company (Tepco), administradora da usina, contratou desocupados para realizar as tarefas mais perigosas em Fukushima.
Outro dos exemplos criticados pelo Japão são informações de que os funcionários da Tecpo encontrados mortos na central teriam sido vítimas da radiação, quando na verdade morreram por causa do tsunami de 11 de março.
Takahashi pediu à imprensa que publique informações de maneira mais "calma" para não aumentar a preocupação no mundo, diante da crise nuclear, e para não prejudicar as importações de produtos japoneses.
O vice-ministro de Relações Exteriores do Japão, Chiaki Takahashi, disse nesta quinta-feira que algumas notícias na imprensa internacional sobre a crise de Fukushima foram "excessivas" e, por isso, as missões diplomáticas do Japão pediram aos meios de comunicação que publiquem correções e sejam mais rigorosos.
Segundo ele, alguns meios de comunicação "exageraram" ao focarem a cobertura no perigo representado pelo material radioativo que vaza da usina nuclear.
Takahashi lembra que alguns meios chegaram a divulgar informações errôneas, como a de que a Tóquio Electric Power Company (Tepco), administradora da usina, contratou desocupados para realizar as tarefas mais perigosas em Fukushima.
Casal sueco em lua de mel sobrevive a seis desastres naturais
Rio - Um casal de Estocolmo, na Suécia sobreviveu a seis desastres naturais durante sua mega lua de mel. Stefan e Erika Svanström estavam presentes nas enchentes da Austrália e no Terremoto seguido por Tsunami no Japão. As informações são do jornal britânico The Telegraph.
A lua de mel do casal começou em dezembro do último ano, o primeiro destino foi a Alemanha. O que eles não contavam era com a mega nevasca que atingiu a Europa na época. Erika, Stefan e seu filho ficaram presos no aeroporto de Munique por 24h, juntos com mais de 2.500 pessoas.
Ao conseguir embarcar, foram para Cairns, na Autrália. Lá a família enfrentou um forte ciclone. Segundo Stefan, o cenário era caótico. Devido os problemas na cidade eles se dirigiram para Brisbane também na Austrália, mas o local foi palco de uma das maiores enchentes do país.
Casal passou por seis desastres naturais em quatro meses de lua de mel | Foto: Reprodução
Para fugir da água foram para outra cidade, Perth. Lá eles se depararam com um grande incêndio florestal. Cansados da terra dos cangurus a família se dirigiu para a Nova Zelândia. Eles chegaram no país pouco depois do terremoto de 6,3 graus que devastou a cidade de Christchurch, local onde eles ficariam.
Tristes pela situação da Nova Zelândia e por não poderem conhecer o país resolveram aproveitar para conhecer o Japão. Dias depois que o casal chegou a Tóquio o país enfrentou o terremoto de 9 graus que desvastou a costa. Após o desastre a família foi para a China, único local onde não houve um grande desastre durante a estádia.
Em entrevista ao jornal, Stefan relatou que estava presente no tsunami que devastou a Ásia em 2004.
‘Puxadinho’ do tráfico em prédio construído no PAC
Um dos chefões do crime da Favela de Manguinhos ocupou apartamento erguido pelo governo e fez uma espécie de varanda
Rio - Um dos principais projetos do governo Lula e carro-chefe da campanha presidencial de Dilma Rousseff, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) parece estar fora do controle do poder público. Ontem, policiais do 22º BPM (Maré) comprovaram denúncias de que traficantes já ocupam vários dos 328 apartamentos do Conjunto Embratel, inaugurados em outubro pelo ex-presidente e pelo governador Sérgio Cabral,A audácia é tanta que o chefe do tráfico da Favela Mandela, Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto, não só se apoderou de um desses imóveis, como construiu uma espécie de varanda, com portas e grades de aço, num ‘puxadinho’ que destoa da arquitetura-padrão do conjunto.Denúncias de moradores indignados levaram a polícia a localizar um dos esconderijos do traficante, que escapou. Marcelo Piloto deixou para trás algumas provas do luxo que transformou o interior do apartamento 108 do bloco 8: teto rebaixado, móveis de primeira linha, luzes vermelhas nos suportes da mesa de jantar e, na estante, uma TV de LCD de 42 polegadas. Para completar, garrafas de licores e uísques importados e roupas de marcas famosas.
O que também chamou a atenção dos PMs foram quatro chaves encontradas no imóvel. Em duas não havia numeração, mas as outras traziam os números de dois apartamentos do mesmo conjunto: 108 do bloco 9 e 108 do bloco 10. Ambos estavam completamente vazios. “Ninguém fica nessas casas, não. Mas não dá para gente ficar falando muito aqui”, desabafou uma vizinha.O governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, disse que, enquanto não existir uma UPP em Manguinhos, haverá esse tipo de problema, que tem que ser combatido. “Vamos intensificar as operações policiais.
Trabalhamos em parceira com a prefeitura e sabemos as dificuldades de entrar. Mas assim que entrarmos lá, vamos acabar com as obras irregulares”, afirmou.
Estado e prefeitura já fizeram até reunião sobre a obra irregular
“Depois que os imóveis são entregues, não cabe ao estado fiscalizar. O Trabalho Social acompanha os síndicos por seis meses e faz reuniões, mas a fiscalização é da prefeitura e só o município pode decidir o que fazer sobre isso”, explicou Ruth, frisando que o ‘puxadinho’ teria menos de um mês.
Criminosos usavam jacarés para intimidar moradores
A operação montada pelo 22º BPM no Complexo de Manguinhos, ontem, que reuniu cerca de 40 homens, tinha como principal objetivo recuperar carros e motos roubadas. A quadrilha que domina as favelas da região é uma das que mais aterrorizam motoristas em todo o Rio de Janeiro. A prova da marca da crueldade dos bandidos foi achada no terraço de uma casa na comunidade. Dois filhotes de jacaré eram mantidos em cativeiro, dentro de uma caixa de isopor, com carne à vontade para se alimentarem.
“Eles ainda eram pequenos, mas as informações que temos é de que os jacarés eram usados para intimidar as pessoas dentro da favela”, contou o tenente Hudson Barbosa. Os animais foram levados para o Ibama.
Piloto tem anotações de homicídio, tráfico e assaltos
Aos 36 anos, Marcelo Piloto controla as bocas de fumo da região do Mandela e Embratel, no Complexo de Manguinhos. Acusado de participar de ‘bondes’ de assaltantes que já fizeram várias vítimas inocentes nas ruas da Zona Norte, ele possui cinco anotações em sua ficha criminal por homicídio, tráfico, associação para o tráfico, roubos e receptação.
A Justiça já expediu seis mandados de prisão contra Marcelo Piloto, também conhecido como Celo. O Disque-Denúncia (2253-1177) oferece R$ 2 mil por uma informação que leve a sua captura.
ASSISTAM E DEIXEM SUA OPINIÃO!!!
ATÉ QUANDO , OU NÃO TEM QUANDO?
PORRA ATÉ QUANDO ESSA VIOLÊNCIA VAI CONTINUAR????
CHEGA BASTA.
Homem abre fogo dentro de escola do Rio e deixa ao menos 12 mortos
Pelo menos 12 pessoas morreram e cerca de 20 ficaram feridas após um homem efetuar diversos disparos dentro de uma escola em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira, 7. Segundo informações da rádio Estadão ESPN, o atirador também morreu ao ser atingido por um disparo. ''''''Ouça ao vivo.
O suspeito chegou à Rua General Bernardino de Matos e invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira disparando contra crianças e funcionários que estavam no local, por volta das 8h. De acordo com a polícia, o homem atirou de forma aleatória contra as pessoas que estavam no colégio de ensino fundamental.
As vítimas estão sendo levadas para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo. Helicópteros, viaturas dos bombeiros e ambulâncias do Samu estão no local para ajudar no socorro.
A Secretaria Municipal de Educação do Rio informou que está apurando o caso. Às 9h20, a subsecretária Helena Bomeny estava a caminho do local. Ainda não há informação sobre o que teria motivado o crime.
FOBIA DE BUEIRO É SO NO RIO , MAS PRECISAMENTE COPACABANA.
Se você passar por Copacabana e ver pessoas andando em ziguezague, não vá achar que sofrem do mal de Melvin Udall, personagem do filme Melhor é Impossível que valeu a Jack Nicholson um Oscar de melhor ator, e que, devido a um transtorno obsessivo compulsivo, não pisava nas linhas da calçada. No caso do Rio, trata-se de puro medo de estar sobre um dos 130 bueiros-bomba-relógio, que, sem manutenção, podem explodir a qualquer momento, como aconteceu na noite da última sexta-feira, quando uma dessas tampas foi pelos ares, deixando cinco feridos.
Em 2011, 12
'Só não estuda quem não quer', diz Dilma sobre financiamento
Rio entra na rota dos diretores de Hollywood
Hollywood é aqui
Rio - Definitivamente, o Rio entrou na rota dos diretores de Hollywood, que agora fazem questão de trazer seus tapetes vermelhos para a cidade. ‘Amanhecer’, o último filme da saga ‘Crepúsculo’, também fará sua première por aqui, com presença de alguns atores do longa. Só não se sabe ainda quais deles virão, pois a distribuidora do filme não quer que os protagonistas, Robert Pattinson e Kristen Stewart, venham juntos, para não acabar com o frisson das outras pré-estreias mundo afora.
Festinha privê
As mocinhas que trabalham nas termas Centauros, em Copacabana, já foram avisadas: depois da pré-estreia mundial de ‘Velozes e Furiosos 5’, que acontece dia 15, no Cinépolis Lagoon, vai ser lá que o astro do longa, Vin Diesel, comemorará o lançamento do filme. Na última vez em que esteve na cidade rodando cenas de ‘Velozes’, era no local que Vin dava uma, digamos, relaxada.
Antes do tapete vermelho, que vai contar com a press internacional especializada em peso, uma coletiva acontecerá no Copa, dia 13. Também vão acontecer três jantares para comemorar o lançamento: dia 12, no Porcão Rio’s, dia 13, no Fasano, e dia 14, no restaurante Aprazível, em Santa Teresa.
Rio - Definitivamente, o Rio entrou na rota dos diretores de Hollywood, que agora fazem questão de trazer seus tapetes vermelhos para a cidade. ‘Amanhecer’, o último filme da saga ‘Crepúsculo’, também fará sua première por aqui, com presença de alguns atores do longa. Só não se sabe ainda quais deles virão, pois a distribuidora do filme não quer que os protagonistas, Robert Pattinson e Kristen Stewart, venham juntos, para não acabar com o frisson das outras pré-estreias mundo afora.
Festinha privê
As mocinhas que trabalham nas termas Centauros, em Copacabana, já foram avisadas: depois da pré-estreia mundial de ‘Velozes e Furiosos 5’, que acontece dia 15, no Cinépolis Lagoon, vai ser lá que o astro do longa, Vin Diesel, comemorará o lançamento do filme. Na última vez em que esteve na cidade rodando cenas de ‘Velozes’, era no local que Vin dava uma, digamos, relaxada.
Antes do tapete vermelho, que vai contar com a press internacional especializada em peso, uma coletiva acontecerá no Copa, dia 13. Também vão acontecer três jantares para comemorar o lançamento: dia 12, no Porcão Rio’s, dia 13, no Fasano, e dia 14, no restaurante Aprazível, em Santa Teresa.
Após a a polêmica envolvendo o deputador Jair Bolsonaro (PP-RJ), Marcelo Tas mostrou ao final do “CQC” da noite desta segunda-feira uma foto com a filha, que é homossexual, e garantiu ter muito orgulho dela. Com ironia, o apresentador aproveitou para dar uma lição de moral no deputado federal.
"O deputado mostrou uma foto de uma pessoa pra justificar que ele nao é racista. Eu gostaria de mostrar pro senhor, deputado Bolsonaro, uma foto, e que o senhor soubesse o seguinte: essa pessoa que está aqui comigo se chama Luiza, é minha filha, ela estuda Direito. Essa foto foi feita em Washington, onde ela vive hoje, ela ganhou uma bolsa pra ser bolsista da American University, é estagiária da OEA, da Organização dos Estados Americanos, ela é gay e eu tenho muito orgulho de ser pai da Luiza. Tá certo deputado?!", disparou.
Bolsonaro voltou ao programa da Band para se defender das acusações de racismo e homofobia. “A resposta dada por mim não se encaixa na pergunta. Até porque eu não gosto da Preta Gil, já que é um direito meu não gostar dela. Se eu tivesse entendido a pergunta, eu responderia que ele é maior de idade e o problema é dele. Eu aceitaria que meu filho namorasse com qualquer pessoa, desde que não tenha o comportamento de Preta Gil", afirmou.
Na semana passada, Bolsonaro foi questionado por Preta Gil sobre o que ele faria caso seu filho se apaixonasse por uma negra. O político chocou o público com a seguinte resposta: "Preta, eu não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro este risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambientes, como lamentavelmente é o teu".
Prefeito do Rio divulga nota sobre operação no complexo do Alemão
SÃO PAULO - Assim como o governador Sérgio Cabral, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também divulgou nota neste domingo, 28, agradecendo e parabenizando o policiamento envolvido na operação contra o crime organizado. Abaixo, a íntegra do texto: ''Quero parabenizar e agradecer às forças de segurança do governo do Estado, em parceria com as tropas militares das Forças Armadas, pela reconquista dessas duas importantes comunidades do Rio - os Complexos do Alemão e da Penha - que, por tantos anos, viveram sob o domínio de marginais. As ações da Secretaria de Segurança ao longo de toda a semana têm demonstrado a força e o grau de planejamento e integração com que o governo estadual tem combatido a criminalidade, combinando reações firmes, estratégia e políticas de pacificação. Estou muito orgulhoso como prefeito e carioca por este momento histórico, que significa a libertação de milhares de pessoas de bem que eram reféns de criminosos covardes. Significa a refundação de partes da cidade com a presença do Estado em territórios onde, durante anos, se fez presente um poder paralelo. A prefeitura sempre apoiou e acreditou na política de segurança do governador Sérgio Cabral. O município prepara um mutirão de serviços e um conjunto de projetos para os Complexos do Alemão e da Penha, que vão resultar na melhoria da prestação de serviços e obras de urbanização para os moradores. Vamos apresentar amanhã esse nosso plano e aguardamos apenas o comando do secretário Beltrame sinalizando o momento para iniciarmos essa 'invasão de serviços', que será permanente. Afirmo que não há limites de recursos da prefeitura para garantir condições de vida mais dignas à população dessas comunidades.' Eduardo Paes Prefeito do Rio de Janeiro'
Cinco civis são baleados no Alemão; 39 morreram desde domingo
RIO - Os confrontos no Complexo do Alemão deixaram pelo menos cinco civis baleados, entre eles uma criança, duas senhoras e um jornalista que trabalhava na cobertura da operação.
A criança se chama Giovana Isabela da Penha Vasconcelos, de apenas 3 anos de idade, e estava dentro de casa quando levou um tiro de raspão no braço esquerdo, mas já teve alta. Outro ferido foi o fotógrafo Paulo Whitaker, da agência de notícias Reuters, que levou um tiro no braço esquerdo na altura do ombro no Morro da Grota e foi transferido para o Hospital Pasteur, no Meier. Ele foi ferido por volta das 18h na Rua Itararé, na entrada da Grota. Paulo contou aos médicos que ele mesmo tirou a bala do braço. Segundo o hospital, o ferimento não é grave, mas ele passou a noite internado por estar com pressão alta.
Além deles, duas senhoras - Luiza de Moraes, de 61 anos, e Eliane de Almeida Machado, de 62 anos - foram alvejadas por balas perdidas e continuavam internadas. A primeira foi atingida por estilhaços de tiros no abdômen e a segunda foi baleada na panturrilha esquerda. Um homem ainda não identificado também foi baleado no tórax no Morro da Grota e não havia sido transferido a algum hospital até as 20h.
Balanço. A PM do Rio informou que até o fim desta tarde, ao menos 39 pessoas haviam morrido após a onda de ataques que ocorrem no Estado desde domingo. Este número inclui tanto supostos traficantes quanto inocentes baleados durante as incursões realizadas em várias favelas. O balanço informava ainda que ao menos 197 pessoas haviam sido presas ou detidas e várias armas, drogas e materiais explosivos e inflamáveis também foram apreendidos. Por enquanto, pelo menos 97 veículos foram incendiados em ataques no Estado.
Só nesta sexta-feira, pelo menos quatro suspeitos foram mortos em confrontos com policiais. Uma das mortes ocorreu em São Cristóvão, outro no Morro do Juramento e o terceiro, identificado como 'Thiaguinho G3', em Inhaúma.
Segundo o balanço, dois suspeitos foram detidos em Mesquita, onde foram apreendidos uma pistola e um revólver. Em São Cristóvão, oito coquetéis molotov, uma garrafa de gasolina e um revólver 38 foram apreendidos. Um foi preso. Já no Morro do Juramento, uma pistola 380 foi encontrada.
Nesta sexta dez veículos foram incendiados - seis carros, três ônibus e um caminhão.
Prefeito do Rio divulga nota sobre operação no complexo do Alemão
SÃO PAULO - Assim como o governador Sérgio Cabral, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também divulgou nota neste domingo, 28, agradecendo e parabenizando o policiamento envolvido na operação contra o crime organizado. Abaixo, a íntegra do texto: ''Quero parabenizar e agradecer às forças de segurança do governo do Estado, em parceria com as tropas militares das Forças Armadas, pela reconquista dessas duas importantes comunidades do Rio - os Complexos do Alemão e da Penha - que, por tantos anos, viveram sob o domínio de marginais. As ações da Secretaria de Segurança ao longo de toda a semana têm demonstrado a força e o grau de planejamento e integração com que o governo estadual tem combatido a criminalidade, combinando reações firmes, estratégia e políticas de pacificação. Estou muito orgulhoso como prefeito e carioca por este momento histórico, que significa a libertação de milhares de pessoas de bem que eram reféns de criminosos covardes. Significa a refundação de partes da cidade com a presença do Estado em territórios onde, durante anos, se fez presente um poder paralelo. A prefeitura sempre apoiou e acreditou na política de segurança do governador Sérgio Cabral. O município prepara um mutirão de serviços e um conjunto de projetos para os Complexos do Alemão e da Penha, que vão resultar na melhoria da prestação de serviços e obras de urbanização para os moradores. Vamos apresentar amanhã esse nosso plano e aguardamos apenas o comando do secretário Beltrame sinalizando o momento para iniciarmos essa 'invasão de serviços', que será permanente. Afirmo que não há limites de recursos da prefeitura para garantir condições de vida mais dignas à população dessas comunidades.' Eduardo Paes Prefeito do Rio de Janeiro'
Prefeito do Rio divulga nota sobre operação no complexo do Alemão
Cinco civis são baleados no Alemão; 39 morreram desde domingo
A criança se chama Giovana Isabela da Penha Vasconcelos, de apenas 3 anos de idade, e estava dentro de casa quando levou um tiro de raspão no braço esquerdo, mas já teve alta. Outro ferido foi o fotógrafo Paulo Whitaker, da agência de notícias Reuters, que levou um tiro no braço esquerdo na altura do ombro no Morro da Grota e foi transferido para o Hospital Pasteur, no Meier. Ele foi ferido por volta das 18h na Rua Itararé, na entrada da Grota. Paulo contou aos médicos que ele mesmo tirou a bala do braço. Segundo o hospital, o ferimento não é grave, mas ele passou a noite internado por estar com pressão alta.
Além deles, duas senhoras - Luiza de Moraes, de 61 anos, e Eliane de Almeida Machado, de 62 anos - foram alvejadas por balas perdidas e continuavam internadas. A primeira foi atingida por estilhaços de tiros no abdômen e a segunda foi baleada na panturrilha esquerda. Um homem ainda não identificado também foi baleado no tórax no Morro da Grota e não havia sido transferido a algum hospital até as 20h.
Balanço. A PM do Rio informou que até o fim desta tarde, ao menos 39 pessoas haviam morrido após a onda de ataques que ocorrem no Estado desde domingo. Este número inclui tanto supostos traficantes quanto inocentes baleados durante as incursões realizadas em várias favelas. O balanço informava ainda que ao menos 197 pessoas haviam sido presas ou detidas e várias armas, drogas e materiais explosivos e inflamáveis também foram apreendidos. Por enquanto, pelo menos 97 veículos foram incendiados em ataques no Estado.
Só nesta sexta-feira, pelo menos quatro suspeitos foram mortos em confrontos com policiais. Uma das mortes ocorreu em São Cristóvão, outro no Morro do Juramento e o terceiro, identificado como 'Thiaguinho G3', em Inhaúma.
Segundo o balanço, dois suspeitos foram detidos em Mesquita, onde foram apreendidos uma pistola e um revólver. Em São Cristóvão, oito coquetéis molotov, uma garrafa de gasolina e um revólver 38 foram apreendidos. Um foi preso. Já no Morro do Juramento, uma pistola 380 foi encontrada.
Nesta sexta dez veículos foram incendiados - seis carros, três ônibus e um caminhão.
''Máfia da merenda'' pagou propina em 57 prefeituras e 2 governos estaduais
O empresário Genivaldo Marques dos Santos, pivô da chamada 'máfia da merenda', relatou ao Ministério Público Estadual (MPE) supostos pagamentos de propinas e doações ilegais para campanhas eleitorais em pelo menos 57 cidades e dois governos estaduais. Entre elas estão quatro capitais, além de municípios administrados por diversos partidos. O empresário fornece informações a promotores desde 2006 em troca da redução da pena (delação premiada).
O Estado publicou no sábado reportagem revelando depoimentos do empresário ao Ministério Público com detalhes do funcionamento do suposto esquema na capital, envolvendo três gestões - de Marta Suplicy, José Serra e Gilberto Kassab.
A 'máfia da merenda' atuaria também em Recife e Diadema, São Luís (MA) e Carapicuíba, Taubaté, Marília, entre outras. Há ainda pelo menos um deputado federal entre os citados: Abelardo Camarinha (PSB-SP). Todos os citados alegam inocência e negam as acusações feitas pelo empresário por meio de acordo de delação premiada.
O Estado teve acesso a sete dos depoimentos prestados pelo empresário desde 26 de março de 2006. Logo no primeiro deles, Santos contou detalhes sobre o suposto esquema de propinas em troca da terceirização da merenda em sete cidades. Além de São Paulo, afirmou que a propina era paga diretamente para Fuad Gabriel Chucre (PSDB), então prefeito de Carapicuíba, e para Mário Bulgareli (PDT) e seu antecessor na prefeitura de Marília, o deputado Camarinha.
Valores. No caso de Chucre, a propina seria entregue pessoalmente pelo empresário Eloizo Durães, dono da empresa SP Alimentação, a maior do ramo do País. O valor da propina corresponderia a 10% do total do contrato com a prefeitura da cidade. Em Marília, a suposta propina de 10% seria dividida entre o prefeito (5%) e o antecessor.
Isso teria ocorrido depois que, em 2005, Bulgareli suspendeu os pagamentos da prefeitura para a SP Alimentação. Durães teria ido até a cidade para resolver o impasse - a empresa teria R$ 1 milhão a receber. Ele teria mantido reunião com os dois políticos e foi nela que a partilha da propina teria sido acertada.
O empresário relatou que a administração petista de Diadema ( 2005 e 2008), mantinha um esquema que, além da merenda, envolvia o restaurante dos funcionários. Durães destinaria 10% dos contratos ao então secretário municipal da Administração Donisete Fernandes dos Santos.
Bancos. O dinheiro da SP Alimentação para os acusados sairia de contas correntes mantidas nos bancos BMG, Pine, Bic, e Banco do Brasil e Bradesco. A denúncia não envolve a gestão atual, Mário Reali (PT). Donisete Santos foi secretário do governo anterior - José de Filippi Jr., que foi tesoureiro da campanha da presidente Dilma Rousseff e também não é citado pelo delator. 'Não vou me manifestar porque não tive acesso ao relatório.'
Além da própria empresa, Durães ainda estaria por trás da Gourmaitre e da Verdurama, da qual Santos era sócio. Em depoimento no dia 31 de março de 2010, Santos voltou a detalhar o suposto esquema, desta vez, com denúncias sobre 15 cidades.
Entre essas está a cidade de Porto Ferreira (SP). Ali o edital de licitação teria sido igual ao feito para a contratação da merenda em Marília. 'Mudou apenas o cabeçalho', afirmou. A prefeitura nega, assim como as outras administrações e políticos citados.
O MPE investiga a atuação da máfia em Taubaté (SP). O dinheiro seria entregue ao prefeito Roberto Peixoto (PMDB). Há um mês, o MPE obteve a quebra do sigilo bancário do prefeito. Ontem foi divulgado o afastamento de sua mulher, Luciana Peixoto, e de seu genro, Anderson Ferreira, que ocupavam cargos de secretários na prefeitura.
O Tribunal de Justiça acolheu requerimento da promotoria e determinou o afastamento dos familiares do peemedebista por entender que houve ofensa à Súmula 13 do Supremo Tribunal Federal, que impede o nepotismo. Para o desembargador Israel Góes dos Anjos 'há risco de lesão grave e de difícil reparação' aos cofres públicos.
Maranhão. Fora de São Paulo, o grupo SP usaria preferencialmente a empresa Gourmaitre para fazer seus contratos. Há entre os papéis apreendidos em julho de 2010 na casa do diretor financeiro da Gourmaitre, Silvio Marques, memorandos em que são citados supostos pagamentos de propina definida como 'Estado do Maranhão'. Ao todo, são R$ 350 mil em quatro pagamentos. Os papéis não especificam quem são as autoridades que teriam recebido os pagamentos e se foram em troca de contratos ou financiamento de campanha.
A investigação do MPE detectou ainda que em São Luís havia diferentes tipos de pagamentos: um de 6%, outro de 2% e um terceiro de 1,6% do total do contrato. Havia ainda R$ 10 mil entregues todo dia 5. A prefeitura nega (veja texto abaixo).
A 'máfia da merenda' teria feito pagamentos também em Maceió - propina de 15% mais um mensalinho de R$ 35 mil todo dia 20. Os contratos foram rompidos após o início da investigação. No Recife, a administração petista receberia propina de 7%.
POLITICO SÃO TODOS IGUAIS, CORRUPTOS.
O Estado publicou no sábado reportagem revelando depoimentos do empresário ao Ministério Público com detalhes do funcionamento do suposto esquema na capital, envolvendo três gestões - de Marta Suplicy, José Serra e Gilberto Kassab.
A 'máfia da merenda' atuaria também em Recife e Diadema, São Luís (MA) e Carapicuíba, Taubaté, Marília, entre outras. Há ainda pelo menos um deputado federal entre os citados: Abelardo Camarinha (PSB-SP). Todos os citados alegam inocência e negam as acusações feitas pelo empresário por meio de acordo de delação premiada.
O Estado teve acesso a sete dos depoimentos prestados pelo empresário desde 26 de março de 2006. Logo no primeiro deles, Santos contou detalhes sobre o suposto esquema de propinas em troca da terceirização da merenda em sete cidades. Além de São Paulo, afirmou que a propina era paga diretamente para Fuad Gabriel Chucre (PSDB), então prefeito de Carapicuíba, e para Mário Bulgareli (PDT) e seu antecessor na prefeitura de Marília, o deputado Camarinha.
Valores. No caso de Chucre, a propina seria entregue pessoalmente pelo empresário Eloizo Durães, dono da empresa SP Alimentação, a maior do ramo do País. O valor da propina corresponderia a 10% do total do contrato com a prefeitura da cidade. Em Marília, a suposta propina de 10% seria dividida entre o prefeito (5%) e o antecessor.
Isso teria ocorrido depois que, em 2005, Bulgareli suspendeu os pagamentos da prefeitura para a SP Alimentação. Durães teria ido até a cidade para resolver o impasse - a empresa teria R$ 1 milhão a receber. Ele teria mantido reunião com os dois políticos e foi nela que a partilha da propina teria sido acertada.
O empresário relatou que a administração petista de Diadema ( 2005 e 2008), mantinha um esquema que, além da merenda, envolvia o restaurante dos funcionários. Durães destinaria 10% dos contratos ao então secretário municipal da Administração Donisete Fernandes dos Santos.
Bancos. O dinheiro da SP Alimentação para os acusados sairia de contas correntes mantidas nos bancos BMG, Pine, Bic, e Banco do Brasil e Bradesco. A denúncia não envolve a gestão atual, Mário Reali (PT). Donisete Santos foi secretário do governo anterior - José de Filippi Jr., que foi tesoureiro da campanha da presidente Dilma Rousseff e também não é citado pelo delator. 'Não vou me manifestar porque não tive acesso ao relatório.'
Além da própria empresa, Durães ainda estaria por trás da Gourmaitre e da Verdurama, da qual Santos era sócio. Em depoimento no dia 31 de março de 2010, Santos voltou a detalhar o suposto esquema, desta vez, com denúncias sobre 15 cidades.
Entre essas está a cidade de Porto Ferreira (SP). Ali o edital de licitação teria sido igual ao feito para a contratação da merenda em Marília. 'Mudou apenas o cabeçalho', afirmou. A prefeitura nega, assim como as outras administrações e políticos citados.
O MPE investiga a atuação da máfia em Taubaté (SP). O dinheiro seria entregue ao prefeito Roberto Peixoto (PMDB). Há um mês, o MPE obteve a quebra do sigilo bancário do prefeito. Ontem foi divulgado o afastamento de sua mulher, Luciana Peixoto, e de seu genro, Anderson Ferreira, que ocupavam cargos de secretários na prefeitura.
O Tribunal de Justiça acolheu requerimento da promotoria e determinou o afastamento dos familiares do peemedebista por entender que houve ofensa à Súmula 13 do Supremo Tribunal Federal, que impede o nepotismo. Para o desembargador Israel Góes dos Anjos 'há risco de lesão grave e de difícil reparação' aos cofres públicos.
Maranhão. Fora de São Paulo, o grupo SP usaria preferencialmente a empresa Gourmaitre para fazer seus contratos. Há entre os papéis apreendidos em julho de 2010 na casa do diretor financeiro da Gourmaitre, Silvio Marques, memorandos em que são citados supostos pagamentos de propina definida como 'Estado do Maranhão'. Ao todo, são R$ 350 mil em quatro pagamentos. Os papéis não especificam quem são as autoridades que teriam recebido os pagamentos e se foram em troca de contratos ou financiamento de campanha.
A investigação do MPE detectou ainda que em São Luís havia diferentes tipos de pagamentos: um de 6%, outro de 2% e um terceiro de 1,6% do total do contrato. Havia ainda R$ 10 mil entregues todo dia 5. A prefeitura nega (veja texto abaixo).
A 'máfia da merenda' teria feito pagamentos também em Maceió - propina de 15% mais um mensalinho de R$ 35 mil todo dia 20. Os contratos foram rompidos após o início da investigação. No Recife, a administração petista receberia propina de 7%.
POLITICO SÃO TODOS IGUAIS, CORRUPTOS.
* Estudante de doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas em Austin nos EUA
Basicamente a ideia é que os Maias, que tinham um calendário mais preciso, mais complexo e muito mais holístico que o nosso, previram vários acontecimentos que entretanto se passaram, como a chegada do homem branco - Hernan Cortez - a 8 de Novembro de 1519. Este calendário Maia prevê que algo de muito grave se passará no solestício de Inverno, 21 de Dezembro, de 2012. Tão grave será o acontecimento, que o mundo tal como o conhecemos desaparecerá. Isto não quer dizer que o mundo acabará, quer simplesmente dizer que um grande acontecimento transformará o mundo.
Ora, sabe-se actualmente que nesta data durante o solestício a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia, Via Láctea. Sabe-se que no centro da Galáxia existe um buraco negro supermassivo. Baseados em Einstein e em alguma informação astronómica, há quem diga que o alinhamento com este buraco negro supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente. Isto levará a tsunamis, vulcões, terramotos, etc.
Outras Profecias
Curioso no documentário foi eles relacionarem com outras profecias. Por exemplo, o muito antigo I Ching é um livro Chinês sobre concepções do mundo e filosofias de vida, que contém algumas previsões se utilizarmos a teoria “Time Wave Zero”. Usando esta técnica vê-se que o livro Chinês prevê que o mundo irá acabar a 21 de Dezembro de 2012.
Ligaram também a Merlin, o mágico da corte do Rei Artur. Pelos vistos estes profetas medievais (existiam vários Merlin), previram Napoleão, Hitler, o nome da primeira colónia na América, etc. Previram também que neste século irá haver um ataque nuclear terrorista no Reino Unido que matará centenas de milhares de pessoas, que o aquecimento global será demasiado evidente e que... irá haver uma mudança do campo magnético terrestre que levará a um desastre global.
Outra pessoa mencionada foi Sibyl, uma profeta/oráculo em Roma - tal como a de Delphi na Grécia. Ela também previu correctamente vários acontecimentos, entre os quais o fim do mundo para mais ou menos a mesma data que os anteriores.
Discutiram também um projecto chamado de webbot que faz previsões a partir daquilo que vai aparecendo pela web. Supostamente previram os acontecimentos de 11 de Setembro em Junho de 2001. Este projecto prevê um acontecimento global para 2012.
Tudo isto dá que pensar que são muitas previsões coincidentes, sendo a Maia a mais relevante.
Análise Crítica
O documentário fala de outros “profetas”: "Mother Shipton", Bíblia, Nativos Americanos, e muitos outros.... em que todos eles prevêem o fim do mundo. Mas isto é normal. Toda a gente prevê más notícias - é este tipo de notícias que vende - o medo vende. Nenhum destes outros casos previu o final do mundo para 2012, mas o documentário tentou pôr tudo no mesmo saco, enganando os espectadores. Estranho é que não tenham referido a previsão feita pelos criadores da série Ficheiros Secretos que no episódio “A Verdade” apontaram para 22 de Dezembro de 2012 como o dia da invasão dos extraterrestres!
Podem ver críticas ao documentário aqui:
http://skeptico.blogs.com/skeptico/2006/08/2012_mayan_prop.html
http://alignment2012.com/historychannel.html
Em termos das previsões "acertadas", lembremo-nos que as previsões são sempre bastante vagas e muitas interpretações cabem lá dentro; cabendo sempre as interpretações que nós queremos dar... após os acontecimentos. Por outro lado, a estatística explica bastante bem as previsões que até possam ter sido específicas e acertaram. Todos os dias no mundo há imensas previsões feitas e estatisticamente falando algumas têm que ser acertadas! Dar relevância às que pensamos ser certas, não percebendo que existem muitas mais que são erradas é um erro muito comum em estatística.
Em termos históricos, basta lermos alguns livros para percebemos que em todas as eras existiram pessoas a prever que o fim estava perto. Sempre foi assim e sempre será, porque isso é que fará do nosso tempo o mais importante para viver. É uma mentalidade temporalcêntrica. E é bom relembrar que todas essas pessoas, sem excepção, estavam enganadas.
Geocentrismo Temporal
Em termos astronómicos, somos um simples ponto num universo gigantesco. Imaginar que temos qualquer relevância em termos espaciais ou temporais é antropocentrismo no seu pior – quando na Ficção Científica lemos ou vemos que extraterrestres vêm à Terra para mudar o curso da nossa história e do resto do universo temos que ver isto somente como uma forma de entretenimento. É um Geocentrismo temporal – continuamos a pensar que somos especiais no Universo, neste caso em termos de tempo. O mesmo se passa nestas previsões.
É interessante ver que as previsões são só sobre o que se passa numa parte de um minúsculo ponto do espaço – Terra; na Ficção Científica quando se viaja no Tempo é dado a entender que não viajamos no espaço e as pessoas aparecem no mesmo sítio mas em tempos diferentes. Ambas as situações estão erradas porque se baseiam na premissa que as viagens no espaço estão estagnadas. Mas o que se passa de facto é que a Terra roda em torno de si própria, a Terra viaja pelo espaço ao redor do Sol, o Sol viaja à volta da Via Láctea, a Via Láctea por seu turno também se movimenta em direcção a outras galáxias no nosso Grupo Local, o Grupo Local também viaja.... e assim sucessivamente.
Nada está parado no espaço. Se eu viajar no tempo 1 dia que seja, e esperar não sair deste ponto, então já não me vou encontrar nesta sala, mas sim algures a flutuar no espaço! O tempo e o espaço estão interligados - quem diz que consegue ver o futuro, está não só a afirmar isso mesmo, mas está incrivelmente também a dizer que consegue ver os eventos que acontecerão num pontinho irrelevante do espaço que se encontra a muitos milhões de quilómetros de distância (no ponto do espaço onde a Terra estará no futuro).
Ora, sabe-se actualmente que nesta data durante o solestício a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia, Via Láctea. Sabe-se que no centro da Galáxia existe um buraco negro supermassivo. Baseados em Einstein e em alguma informação astronómica, há quem diga que o alinhamento com este buraco negro supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente. Isto levará a tsunamis, vulcões, terramotos, etc.
Outras Profecias
Curioso no documentário foi eles relacionarem com outras profecias. Por exemplo, o muito antigo I Ching é um livro Chinês sobre concepções do mundo e filosofias de vida, que contém algumas previsões se utilizarmos a teoria “Time Wave Zero”. Usando esta técnica vê-se que o livro Chinês prevê que o mundo irá acabar a 21 de Dezembro de 2012.
Ligaram também a Merlin, o mágico da corte do Rei Artur. Pelos vistos estes profetas medievais (existiam vários Merlin), previram Napoleão, Hitler, o nome da primeira colónia na América, etc. Previram também que neste século irá haver um ataque nuclear terrorista no Reino Unido que matará centenas de milhares de pessoas, que o aquecimento global será demasiado evidente e que... irá haver uma mudança do campo magnético terrestre que levará a um desastre global.
Outra pessoa mencionada foi Sibyl, uma profeta/oráculo em Roma - tal como a de Delphi na Grécia. Ela também previu correctamente vários acontecimentos, entre os quais o fim do mundo para mais ou menos a mesma data que os anteriores.
Discutiram também um projecto chamado de webbot que faz previsões a partir daquilo que vai aparecendo pela web. Supostamente previram os acontecimentos de 11 de Setembro em Junho de 2001. Este projecto prevê um acontecimento global para 2012.
Tudo isto dá que pensar que são muitas previsões coincidentes, sendo a Maia a mais relevante.
Análise Crítica
O documentário fala de outros “profetas”: "Mother Shipton", Bíblia, Nativos Americanos, e muitos outros.... em que todos eles prevêem o fim do mundo. Mas isto é normal. Toda a gente prevê más notícias - é este tipo de notícias que vende - o medo vende. Nenhum destes outros casos previu o final do mundo para 2012, mas o documentário tentou pôr tudo no mesmo saco, enganando os espectadores. Estranho é que não tenham referido a previsão feita pelos criadores da série Ficheiros Secretos que no episódio “A Verdade” apontaram para 22 de Dezembro de 2012 como o dia da invasão dos extraterrestres!
Podem ver críticas ao documentário aqui:
http://skeptico.blogs.com/skeptico/2006/08/2012_mayan_prop.html
http://alignment2012.com/historychannel.html
Em termos históricos, basta lermos alguns livros para percebemos que em todas as eras existiram pessoas a prever que o fim estava perto. Sempre foi assim e sempre será, porque isso é que fará do nosso tempo o mais importante para viver. É uma mentalidade temporalcêntrica. E é bom relembrar que todas essas pessoas, sem excepção, estavam enganadas.
Geocentrismo Temporal
Em termos astronómicos, somos um simples ponto num universo gigantesco. Imaginar que temos qualquer relevância em termos espaciais ou temporais é antropocentrismo no seu pior – quando na Ficção Científica lemos ou vemos que extraterrestres vêm à Terra para mudar o curso da nossa história e do resto do universo temos que ver isto somente como uma forma de entretenimento. É um Geocentrismo temporal – continuamos a pensar que somos especiais no Universo, neste caso em termos de tempo. O mesmo se passa nestas previsões.
É interessante ver que as previsões são só sobre o que se passa numa parte de um minúsculo ponto do espaço – Terra; na Ficção Científica quando se viaja no Tempo é dado a entender que não viajamos no espaço e as pessoas aparecem no mesmo sítio mas em tempos diferentes. Ambas as situações estão erradas porque se baseiam na premissa que as viagens no espaço estão estagnadas. Mas o que se passa de facto é que a Terra roda em torno de si própria, a Terra viaja pelo espaço ao redor do Sol, o Sol viaja à volta da Via Láctea, a Via Láctea por seu turno também se movimenta em direcção a outras galáxias no nosso Grupo Local, o Grupo Local também viaja.... e assim sucessivamente.
Nada está parado no espaço. Se eu viajar no tempo 1 dia que seja, e esperar não sair deste ponto, então já não me vou encontrar nesta sala, mas sim algures a flutuar no espaço! O tempo e o espaço estão interligados - quem diz que consegue ver o futuro, está não só a afirmar isso mesmo, mas está incrivelmente também a dizer que consegue ver os eventos que acontecerão num pontinho irrelevante do espaço que se encontra a muitos milhões de quilómetros de distância (no ponto do espaço onde a Terra estará no futuro).
Lula, o empresário
-D outor Honoris Causa pela milenar universidade de Coimbra, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, com toda a corda e muito dólar na conta bancária, segue ancho e faceiro a sua nova condição de empresário e palestrante. Hoje, Lula estará em Washington, participando de um seminário promovido pela Microsoft. Estarão presentes líderes do setor público da América Latina, ao lado de tantos outros empresários do continente. Em sua coluna de ontem, na Folha (edição onlaine), Josias de Souza comentava:
- Ex-retirante, ex-metalúrgico, ex-sindicalista e ex-presidente, Lula injetou em sua biografia uma nova qualificação: empresário. Registrou na Junta Comercial de São Paulo sua primeira empresa. Traz na logomarca as iniciais do dono: LILS Palestras, Eventos e Publicações Ltda.
- O registro foi feito em 18 de março. Lula tem como sócio o amigo, ex-assessor e ex-presidente do Sebrae, Paulo Okamotto que, em 2006, disse que pagou do próprio bolso R$ 29 mil de uma dívida de Lula.
- O capital da nova empresa pé mixuruca: R$ 100 mil. Menos que o preço das palestras que o neoempresário comercializa: entre R$ 150 mil a R$ 200. No papel, a sede da firma que faz do gogó de Lula um produto será o apartamento do dono, em São Bernardo do Campo (SP).
- Okamotto se diverte: “Agora o presidente é empresário. Vocês reclamavam que ele não tinha estudado, e agora ele tem alguns títulos de doutor honoris causa”. Com formalização do negócio, Lula fica autorizado a entregar nota fiscal à clientela e obrigado a recolher os tributos devidos.
Juca Kfouri
Um dos mais importantes jornalistas esportivos do Brasil, Juca Kfouri, está em Natal e faz palestra hoje à noite (19 horas) no auditório Otto de Brito Guerra, da Reitoria da UFRN. É convidado do Departamento de Comunicação Social (Curso de Jornalismo). A Copa do Mundo de 2014 está no centro da palestra.
Kfouri joga no escrete daqueles que não acreditam que Natal possa ficar pronta para a Copa. Mestre Gaspar, condestável da Ribeira, também não.
Juca é bom de papo.
Beco da Alma
O musical Beco da Alma, baseado no livro Esquina do Mundo, de Cláudia Magalhães, que estreou ontem no Teatro Alberto Maranhão volta ao palco na noite de hoje. As músicas são de Danilo Guanais e a direção geral de João Marcelino, uma dupla da pesada. O espetáculo vai até o dia 7, quinta-feira. Entrada franca, gente. A história que Cláudia, Danilo e João Marcelino contam é uma crônica do velho Beco da Lama de muitas histórias.
Caprinos e Ovinos
Começa sexta-feira, 9, na cidade de São do Potengi, a XV Exposição de Caprinos da região do Potengi e, também, o circuito de exposições agropecuárias deste ano, promovido pela Secretária de Agricultura e Pecuária. Vai até domingo. O pessoal reclama de que falta divulgação da parte do Governo do Estado.
Ribeira
Manhã de hoje, a partir das 08h30, na sede da Associação Comercial do Rio Grande do Norte, haverá um encontro de empresários para discutir o presente e o futuro da Ribeira, mas com os pés fincados no chão fertilíssimo do glorioso passado do velho bairro. São bons, muito bons e oportunos os propósitos de Sérgio Freire, presidente da AC.
Mário Moacyr Porto
O Tribunal de Justiça da Paraíba comemorou ontem 120 anos. Na programação estava o lançamento do livro “A presença de Mário Moacyr Porto”, da historiadora Maria José Teixeira Lopes Gomes, do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano.
Advogado, Promotor Público, juiz de Direito, desembargador, professor de Direito, humanista, empresário, Mário Moacyr Porto teve intensa atividade intelectual e empresarial no Rio Grande do Norte e na Paraíba, onde nasceu. Foi Promotor Público em Currais Novos, onde se casou com dona Giselda Salustino, filha do Desembargador Tomaz Salustino. Magistrado na Paraíba, foi juiz de direito em várias comarcas do interior chegando a desembargador. Presidiu o Tribunal de Justiça, foi professor da Faculdade de Direito e Reitor da Universidade Federal da Paraíba.
De volta ao Rio Grande do Norte, foi professor da Faculdade de Direito da UFRN (Direito Civil), presidente da Ordem dos Advogados e presidente da Mineração Tomaz Salustino. Pertenceu a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.
Em 2003, uma lei aprovada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte deu o nome de Mário Moacyr Porto a uma escola estadual no bairro Dix-sept Rosado, em Natal. Até hoje a escola não conseguiu funcionar.
Chuva
Mais um dia sem o boletim da Emparn (área de meteorologia). Mas choveu no final de semana no Estado. Otávio Lamartine de Faria me deu notícia de chuva de mais de 60 milímetros em Acari. Dos alpendres de Queimadas eu vi os relâmpagos cortando os céus do Seridó.
Advogado recorre aos Direitos Humanos
-A prisão de um rapaz de 18 anos, que perambulou por cinco dias em diferentes Centros de Detenção Provisória (CDPs) e resultou com a raspagem de sua cabeça, foi parar nas Comissões de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa e da seccional norte-rio-grandense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O advogado Francisco Canindé de França denuncia que no dia 18 de março, o seu cliente Laércio Araújo Filho, foi preso na comunidade de Lagoa Grande, em Macaíba. Depois de cinco dias, ele terminou sendo levado para o CDP da Ribeira, onde teria tido a cabeça raspada por agentes penitenciários.
Além da denúncia aos Direitos Humanos da Assembléia e OAB, França informou que, ontem, protocolou a denuncia na Procuradoria Geral do Estado e também na Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc), cujo titular, o advogado Thiago Cortez, disse que até o começo da noite não tinha tido conhecimento, oficial, dos fatos narrados por Canindé de França.
Thiago Cortez disse que foi informado por assessores, de que não existe raspagem de cabeça de presos provisórios nos CDPs. Ele disse que todos os presos, que passavam no CDP da Ribeira, por exemplo, têm o cabelo tirado “por máquina de número dois, não é por máquina zero”.
______________
Mais de 200 crianças passam mal após merenda em PE
Mais de 200 crianças passaram mal em Pernambuco na tarde de sexta-feira, após comerem a merenda escolar. Nas cidades de Belo Jardim e Tacaimbó, no agreste pernambucano, foram internadas 203 crianças, além de outras que receberam tratamento em casa e não foram contabilizadas.
Segundo o gerente da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Jaime Brito, o almoço com macarrão e carne moída foi servido por volta das 12h30 e, a partir de 14h, o problema começou a se manifestar. A cozinha industrial responsável pelos alimentos está localizada no município de Garanhuns e fazia distribuição para várias cidades.
Amostras da comida e da água da cozinha onde ela foi preparada foram coletadas e serão examinadas nos próximos dias. Também foram recolhidas amostras de sangue, fezes e vômito dos pacientes. O laudo deve sair nos próximos dias e só a partir de então a Apevisa poderá tomar as providências necessárias
------------
Chuva deixa mais de 25 mil clientes sem luz em Porto Alegre
Não há previsão para o abastecimento de energia elétrica ser normalizado.
Defesa Civil não registrou desabrigados ou feridos por causa do temporal.Chuva atinge Porto Alegre na noite desta segunda-feira (Foto: Alexandro Auler/AE/AE)
A chuva que atingiu Porto Alegre na noite desta segunda-feira (4) causou problemas no fornecimento de energia elétrica para 25,4 mil clientes, segundo a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). A Defesa Civil da capital informou que, apesar do temporal, não foram registrados desabrigados ou feridos.
De acordo com a CEEE, foram atingidos os bairros Lomba do Pinheiro, Cristal, Independência, Menino Deus e Santa Teresa. A empresa informou que enviou equipes para religar alimentadores (redes de média tensão) que apresentaram problemas. Os equipamentos estão localizados em Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul e Arroio dos Ratos.
Ainda segundo a CEEE, não há previsão para que o abastecimento de energia elétrica seja normalizado.
Nave russa é lançada do Cazaquistão rumo à Estação Espacial Internacional
Foguete leva dois cosmonautas russos e um astronauta americano.
Viagem da Soyuz TMA-21 até a estação deve demorar dois dias.
----------------------
Recuperação de restos do voo 447 deve começar em 1 mês, diz França
Destroços foram localizados na véspera no oceano, segundo o BEA.
Ministra de Transportes disse que restos humanos também foram achados.A recuperação dos restos humanos do avião da Air France acidentado em junho de 2009 sobre o Oceano Atlântico, matando 228 pessoas, deve começar em cerca de um mês, disseram nesta segunda-feira (4) em Paris os responsáveis pela investigação.
Na véspera, a BEA (Escritório de Investigações e Análises), órgão francês a cargo das investigações, anunciou ter encontrado destroços no local do acidente, não muito distantes da última posição conhecida do Airbus A330, que fazia o voo entre Rio de Janeiro e Paris.
A ministra francesa de Transportes, Nathalie Kosciusco-Morizet, disse que as operações devem começar em "três semanas ou um mês".
"Uma licitação foi aberta (para as operações de resgate dos restos e dos corpos). Deve ser respondida entes de quinta-feira. A fase para trazer à tona o avião poderá ser iniciada daqui a três semanas a um mês, assim como a recuperação dos corpos", declarou a ministra.
Ela também confirmou, nesta segunda, que foram localizados restos mortais no local do acidente.
Os investigadores revelaram nesta segunda as primeiras imagens dos destroços da aeronave localizados na véspera.O avião que fazia o voo 447 da Air France, um Airbus 330-203, caiu no oceano quando seguia do Rio de Janeiro para Paris, matando todos os 228 passageiros e tripulantes a bordo. Uma longa busca foi incapaz até o momento de recuperar as caixas-pretas que poderiam fornecer pistas sobre a causa do acidente.
O ministro Thierry Mariani, disse que as caixas-pretas ainda não foram localizadas, e autoridades do BEA acrescentaram que é impossível prever qual possa ser a utilidade delas mesmo se forem achadas.
"Podemos apenas ficar felizes que dois anos após o acontecimento, agora exista esperança que poderemos encontrar uma explicação para o que aconteceu", disse o chefe do BEA, Jean-Paul Troadec.
A mais recente busca, a quarta desde a queda, está sendo conduzida usando um veículo de resgate equipado com submarinos não-tripulados. Uma investigação subaquática inicial também localizou partes dos destroços e corpos.
Mariani disse que as famílias das vítimas serão informadas sobre as descobertas em uma reunião no final da semana, e que maiores detalhes não serão trazidos a público antes disso.
A descoberta dos restos do avião da Air France em um vasto raio de busca de quase 10 mil quilômetros quadrados renovou as esperanças de que as caixas pretas da aeronave agora possam ser encontradas.
A aeronave desapareceu após atravessartempestades sobre o Atlântico algumas horas após decolar do Rio de Janeiro. As especulações sobre a causa do acidente se concentraram no possível congelamento dos sensores de velocidade do avião, que pareceram apresentar leituras incoerentes antes de se perder a comunicação.
Mulher que denunciou execução na Grande SP está sob proteção policial
Ela ligou para o 190 e relatou execução promovida por PMs.
Homem morto por policiais já havia cumprido pena no interior de SP.O tenente coronel Roberto Fernandes, do 29º Batalhão da Polícia Militar, no Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo, disse nesta segunda-feira (4) que a mulher que ligou para o 190 para denunciar policiais militares que executaram um homem dentro de um cemitério de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, em 12 de março, está sob proteção policial. O áudio do telefonema feito pela mulher à polícia foi obtido pela Rádio CBN (ouça ao lado).
Os dois policiais, um com 18 e outro com cinco anos de carreira na PM, estão presos no Presídio Romão Gomes e respondem a um inquérito policial militar. Segundo o coronel, o soldado veterano se envolveu antes em três ocorrências de resistência seguida de morte.
saiba mais
Mulher liga para 190 e denuncia PMs por execução em cemitério de SP
Segundo a polícia, o homem morto, Dileone Lacerda de Aquino, de 27 anos, tinha cumprido pena em Bauru, no interior de São Paulo, e havia sido preso antes por suspeita de roubo, desacato, receptação, formação de quadrilha e resistência à prisão.
De acordo com o coronel, o homem que recebeu o tiro de pistola no peito dentro do cemitério havia se envolvido horas antes em um roubo a um furgão de uma empresa de cosméticos no Itaim Paulista, Zona Leste da capital. Na tentativa de fuga, ele bateu o carro contra o muro de um condomínio e foi alvejado na perna esquerda pelos policiais. Em seguida, os policiais o colocaram no carro de polícia e o levaram até o cemitério. Lá, deram o tiro no peito que o matou. Em seguida colocaram o corpo de volta no carro de polícia e levaram até um pronto-socorro. Foi nesse momento que a denunciante viu a ação criminosa e ligou para o 190.
"A Polícia Militar tomou conhecimento através do Copom. Fui cientificado e imediatamente me dirigi até a 4ª companhia do 29º BPM. Havia notícia de que se tratava de ocorrência de roubo de um veículo que fazia entrega de produtos de beleza, e que após acompanhamento inicial supostamente, numa abordagem, troca de tiros. A pessoa foi ferida e os policiais socorreram essa pessoa. Pouco depois, uma senhora corajosamente, acreditando na Polícia Militar, ligou de seu celular para o 190, dando a notícia de que estava visualizando no Cemitério das Palmeiras, que uma viatura da Polícia Militar tinha lá adentrado e que os policiais tinham retirado da viatura da PM uma pessoa e nela atirado", disse o coronel.
Graças à atuação da mulher, os policiais foram presos em flagrante. "Diante dessas notícias, adotei providências de Polícia Judiciária Militar. Como comandante da unidade, tenho essa incumbência. Confirmada a versão que foi dada via Copom, esse comandante de imediato adotou providência para que os policiais fossem presos em flagrante e conduzidos ao presídio Romão Gomes", afirmou o coronel.
Segundo o coronel, no primeiro momento os policiais negaram o homicídio. Os dois ainda não depusarem formalmente, mas decidiram manifestar-se apenas em juízo. Segundo o coronel, eles devem ser submetidos a um conselho que pode resultar em expulsão. Os dois respondem também por homicídio. O auto de prisão em flagrante foi encaminhado ao Tribunal de Justiça Militar e de lá será encaminhado à justiça comum. Além da mulher que ligou para o 190, outras testemunhas contam ter visto o homem entrando com vida no carro da polícia.
Segundo o coronel Roberto Fernandes, vítima de
execução tinha passagem pela polícia (Foto: Roney
Domingos/G1)
Mulher visitava cemitério
A Corregedoria da PM de São Paulo abriu um inquérito para apurar o caso. A denúncia foi feita por uma moradora de Ferraz de Vasconcelos que visitava a sepultura do pai e viu quando Spoliciais militares entraram com o carro da polícia no cemitério, retiraram uma pessoa de dentro do veículo e atiraram contra ela.
Com celular na mão, a denunciante ligou para o 190, relatou o ocorrido e indicou o prefixo do carro envolvido. Ela ainda tem um diálogo que ela tem com um dos policiais que a aborda.
A sério! tratem bem do planeta porque não é só v osso é de todos e de TUDO.....
PENSEM NISSO
Esse tipo de pessoas fazem-me lembrar a história da formiga perdida no dorso de um elefante. Para ela, o mundo é tudo menos o elefante que a transporta. E garante que tudo aquilo que vê à volta - pêlos que parecem uma floresta de troncos secos e duros - é a totalidade do mundo onde ela é apenas uma formiguinha.
Nós, humanos, temos 2 grandes manias (ou complexos): uma é a de que somos uns macaquinhos num planetazinho perdido numa galaxiazinha e pronto; outra, oposta, é a de que somos os maiores e poderosos e, como tal, narcísicos, vaidosos e imperialistas.
É óbvio que a Terra e a Humanidade existem não como fruto do acaso - outra ideia redutora - mas como resultado de uma complexidade maior que é a Vida (que temos dificuldade em definir e entender).
Se estamos neste Universo é porque de alguma forma somos necessários à própria existência da Vida(e digo isto sem qualquer intenção especulativa ou doutrina filosófica ou mística por trás). O Universo (ou melhor, o Mundiverso) é um enorme ecossistema e nós fazemos parte dele. Tal como a formiga da historinha faz parte de um ecossistema do qual o elefante (e nós) também faz parte. Nada está isolado.
Quanto ao futuro, obviamente 2012 é uma curiosidade que talvez interesse aos antropólogos e a outros cientistas (e, claro, à literatura, ao cinema, etc.). Mas tenhamos como séria a advertência de Griffin: "ao olharmos para o futuro como um leque de possibilidades evitamos o determinismo e preservamos a nossa liberdade para influenciar as possíveis alternativas".
Se temos gente capaz de pensar assim, se temos capacidade para a arte, a ciência e a filosofia então quer dizer que, pelo menos uns milhões de quilómetros aqui à volta, somos seres de uma indiscutível importância para o próprio Universo (tal como um átomo dentro do nosso corpo).
Passem bem e até 2013! FAÇAM SUAS ANALIZES.
Don Marcello repper